Notícias

9 concursos fotográficos pra você participar agora!

01/04/2016
9 concursos fotográficos para você participar agora

Participar de competições de fotografia é uma atividade extremamente enriquecedora que é sempre um barato. Quando você entra nesse tipo de concurso, você se depara com uma fonte inestimável de inspiração com o trabalho de fotógrafos das mais diversas áreas do mundo todo. Inevitavelmente você terá uma competição interna consigo mesmo para conseguir aprimorar suas fotos em direção ao nível exigido por essas competições. Há aquelas abertas no mundo todo, para todos os tipos de públicos, desde os amadores até os profissionais mais experientes que competem por prêmios em dinheiro, equipamentos, câmeras e, é claro, reconhecimento, muito reconhecimento. Colocar no currículo premiações fotográficas sempre ajudam quem trabalha na área e podem ser fortes propulsores para a carreira de jovens talentos.

Só há um detalhe: para não se frustrar, leia sempre com atenção todas as regras desses concursos. Algumas competições tem restrições territoriais, outras de idade, nível e por aí vai. Várias delas requerem a submissão de fotos impressas, muitas vezes com o pagamento de taxas de participação. Outras são mais diretas e funcionam totalmente online e gratuitamente. Tão importante quanto observar essas regras de participação, é verificar também as regras específicas do concurso em que você está submetendo a foto. Veja se a foto realmente atende à categoria escolhida e se ela cumpre todos os requisitos mínimos descritos nas regras. Há concursos promovidos por marcas de câmeras, por exemplo, que não admitem fotos produzidas por outras marcas. E há sempre também especificações técnicas a serem cumpridas, como as dimensões mínimas de altura e largura em pixels.

Aqui listamos algumas competições pra você poder brincar agora mesmo.

Boa sorte!

 

1. Viewbug

www.viewbug.com

Uma das principais comunidades de competições fotográficas online, o Viewbug promove competições semanais com os mais variados temas. As competições são patrocinadas por empresas e as suas fotos sãos julgadas por fotógrafos renomados do mundo todo. Além de ganhar exposição e reconhecimento, há também uma série de prêmios para os vencedores, como acessórios fotográficos, equipamentos eletrônicos de todo tipo, lentes, câmeras, tripés, gift cards de lojas diversas e por aí vai… Você pode participar gratuitamente ou assinando planos avançados que liberam recursos extras e mais exposição.

 

2. Gurushots

www.gurushots.com

Muito semelhante ao Viewbug, mas com a vantagem de não existirem planos pagos. Até o fechamento desse artigo quase 60.000 dólares em prêmios já haviam sido distribuídos. É interessante encarar esses sites como uma espécie de jogo fotográfico, é a fotografia gamificada. Você se diverte na competição, fica totalmente instigado a produzir mais fotos pra ter mais chances de vencer e acaba dando um novo sentido pras milhares de fotos que talvez passassem a vida inteira escondidas naquele seu HD ou nos confins do seu catálogo do Lightroom.

 

3. National Geographic Travel Photographer of the Year

http://travel.nationalgeographic.com/photographer-of-the-year-2016/

Uma competição promovida pela National Geographic restrita para participantes maiores de idade de 19 países, dentre os quais o Brasil é um deles. Há 3 categorias para submissão de fotos: natureza, pessoas e cidades. Além dos prêmios, você pode ganhar o status de Fotógrafo de Viagem do Ano de 2016 da National Geographic! Bacana, não? O primeiro prêmio ganha também a excelente câmera mirrorless Sony Alpha a6300.

 

4. International Photography Awards™ (IPA)

www.photoawards.com

Uma competição de nível internacional em diversas categorias e com elevados prêmios em dinheiro. Ela é aberta anualmente para profissionais, amadores e estudantes do mundo inteiro. Os vencedores também participam de um evento, o Lucie Awards, em que o grande vencedor, além do prêmio em dinheiro, também é agraciado com a estátua Lucie. Quem organiza o evento é a Lucie Foundation, uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é “honrar mestres fotógrafos, descobrir e cultivar novos talentos e promover a apreciação da fotografia ao redor do mundo”.

 

5. Smithsonian

www.smithsonianmag.com/photocontest

O Smithsonian é uma instituição muito respeitada no mundo inteiro, principalmente quando o assunto é educação. Ela engloba 19 museus, 9 centros de pesquisa e mais de 180 afiliações em todo o mundo envolvidos com o estudo de ciências, história, arte, cultura popular e inovação. Ela promove anualmente um concurso fotográfico que permite a submissão de fotos em diversas áreas. Em 2016, em sua 14ª edição, o Smithsonian Photo Contest aborda as seguintes categorias: experiência americana, mundo natural, viagem, viagem sustentável, pessoas, manipulação de imagens e dispositivos móveis (fotos feitas com celular ou tablets). A competição fica aberta entre 22 de março e 30 de novembro de 2016 e os prêmios vão de 500 a 2500 dólares.

 

6. Nikon Photo Contest

www.nikon-photocontest.com

Promovido pela Nikon desde 1960, o Nikon Photo Contest é aberto a profissionais e amadores, mesmo os que fotografam com câmeras de outras marcas. Você pode submeter até 10 fotos e 1 vídeo. Como é um concurso promovido por uma das maiores marcas do mundo da fotografia, a visibilidade dos vencedores é enorme e tem alcance global.

 

7. Insight Astronomy Photographer of the Year

www.rmg.co.uk/discover/astronomy-photographer-competition

O Royal Museums Greenwich tem uma competição totalmente dedicada à astrofotografia. Se você já tem um controle legal da fotografia e já se aventurou por essas terras, essa é a sua oportunidade de competir com suas melhores fotos de estrelas e do nosso magnífico e misterioso céu noturno. A competição encerra dia 14 de abril de 2016 e você pode entrar com até 10 fotos em oito categorias: auroras; pessoas e espaço; nosso sol; nossa lua; planetas, cometas e asteroides; estrelas e nebulosas e galáxias. Como é uma competição promovida por uma instituição museal, houve também a preocupação em oferecer uma categoria específica para jovens menores de 15 anos, incentivando o nascimento de novos astrofotógrafos mundo afora.

 

8. Epson International Pano Awards

www.thepanoawards.com

Para participar dessa competição internacionais de fotos panorâmicas promovida pela Epson é necessário submeter imagens cuja proporção seja de pelo menos 2:1, ou seja, o lado maior deve ter ao menos o dobro da dimensão do lado menor. É possível submeter imagens na categoria amadora, desde que você não tenha faturado mais de 20.000 dólares trabalhando como fotógrafo em um ano. Os vencedores serão contemplados com prêmios em dinheiro, vouchers em lojas específicas da área e também em equipamentos Epson.

 

9. Your Best Shot Contest

www.popphoto.com/contests

Competições periódicas promovidas pela revista Popular Photography em que você concorre por prêmios de $100 (3º colocado), $200 (segundo colocado) e $300 (primeiro colocado). O julgamento é feito por editores da revista observando-se os critérios de técnica, originalidade e relevância.

 

Se você vencer algum desses concursos, ou até mesmo outros que você encontrar, passa aqui e conta pra gente! Ficaremos felizes em divulgar o seu trabalho!

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply Jona 29/05/2016 at 10:22

    Adorando esse blog <3 me aumentou mais ainda a vontade de fotografar hehe muito obrigada por tudo!

  • Reply Luana Picchi 17/03/2017 at 01:57

    Entrei no GuruShots recentemente e já estou totalmente viciada (quase no Advanced)! Vendo seu post acho que vou tentar o Viewbug também kkk.
    Muito bom blog, parabéns!

    • Reply Moysés Lavagnoli 17/03/2017 at 09:10

      Muito obrigado, Luana! Boa sorte no GuruShots! Com certeza dá pra tirar muitas lições dali!

  • Reply murilo alves 28/08/2017 at 13:30

    muito boa sua dicas parabens valeu 🙂

  • Reply Gabriel Melo 10/01/2018 at 17:38

    Boa tarde, estou procurando indicaçōes de concursos de fotografia focados em moda e beleza, você poderia me indicar algum ?

    • Reply Moysés Lavagnoli 11/01/2018 at 10:40

      Oi Gabriel, tudo bom? Dê uma conferida no Congresso Brasileiro de Fotografia Edição Retratos. É um congresso online e você terá acesso permanente a todo o conteúdo se você se inscrever por esse link: https://go.hotmart.com/M7104248D Eu não tenho envolvimento na produção desse congresso e também não pude participar, mas ouvi boas coisas a respeito dele e fico bem tranquilo de indicar porque ele permite que você peça seu dinheiro de volta em no máximo 30 dias após a inscrição, caso o conteúdo das aulas, palestras e ebooks não seja o que você está procurando. Espero que goste! Abraço!

    Comente!