Inspiração, Notícias

A história da fotografia no Catálogo de Identidades Fotográficas da Biblioteca Pública de Nova York

06/04/2018
Sebastião Salgado, Women and children cross what was once a lake, Mali. 1985

Um dos trabalhos mais incríveis que vem sendo feito ao redor do mundo por museus e bibliotecas é a digitalização dos seus acervos para que estudantes, pesquisadores e qualquer pessoa interessada em um determinado tema possa acessar online esses conteúdos de qualquer lugar do planeta.

Além disso, essa digitalização de acervos vem recebendo recursos avançados com a evolução das tecnologias, de modo que a sua manipulação por meio do visitante seja feita de maneira mais interessante, acessível e até mesmo lúdica.

No caso do Catálogo de Identidades Fotográficas, também chamado de PIC (Photographers’ Identities Catalog), desenvolvido ao longo de 13 anos pela Biblioteca Pública de Nova York, o visitante poderá explorar o trabalho de mais de 120 mil fotógrafos, por meio de uma gama variada de filtros de busca.

Catálogo de Identidades Fotográficas, acervo da Biblioteca Pública de Nova Iorque

A interface intuitiva permite filtrar por nome, gênero e nacionalidade, bem como pelo processos fotográficos, formatos, acervos, entre outras opções.

Filtrando pela nacionalidade brasileira, por exemplo, é possível encontrar impressionantes 1109 registros dos mais variados acervos disponíveis online.

Acesse o catálogo no link http://pic.nypl.org. Em seguida clique no botão vermelho “Enter PIC”.

_____

Imagem da capa:

Sebastião Salgado
Women and children cross what was once a lake, Mali
From the series “Sahel”
Gelatin silver print, printed 1988
33.9 x 50.4 cm

Do acervo Eastman Museum.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!