Notícias

Acesse gratuitamente o acervo do museu de fotografia mais antigo do mundo

04/11/2016
the george eastman museum

Sabe aquele porta fotografias 3×4 que você carrega na carteira com algumas fotos das suas pessoas mais queridas? Dentro dela deveria conter também uma 3×4 de um dos grandes deuses da fotografia: George Eastman.

Ele é um dos grandes responsáveis na história da fotografia por aproximar essa arte do grande público ao fundar a Kodak, inventar o filme fotográfico em rolo e produzir câmeras acessíveis.

A boa notícia da semana é que o George Eastman Museum, o museu mais antigo do mundo dedicado à fotografia, lançou um novo portal online que disponibiliza acesso gratuito a mais de 250 mil itens de sua coleção. O acervo físico é ainda maior do que o disponibilizado no portal, mas o museu promete a inserção de novos itens semanalmente.

the-george-eastman-museum-pesquisa-fotografias

A coleção está devidamente catalogada e o portal disponibiliza ferramentas de pesquisa para o deleite de museólogos, curadores, pesquisadores, historiadores, estudantes e curiosos do mundo todo.

the-george-eastman-museum-cameras-antigas

A coleção de fotografias do museu abrange mais de 400 mil imagens produzidas desde 1839 por mais de 8 mil fotógrafos diferentes, ou seja, você irá encontrar de daguerreótipos a fotografias digitais.

the-george-eastman-museum-acesso-gratuito-acervo

Além disso, a coleção também conta com toda a sorte de objetos do mundo da fotografia e do vídeo, contemplando mais de 16 mil artefatos como câmeras e equipamentos.

Nas palavras de Bruce Barnes, o diretor do museu:

O acesso online às nossas coleções irá transformar o entendimento do público sobre nossas empresas e facilitará novas formas de colaboração com criadores, curadores, professores, alunos e colecionadores. Se você estiver conduzindo uma pesquisa sobre um assunto em particular ou apenas interessado em ver quais trabalhos do seu fotógrafo favorito nós possuímos, agora você pode fazer isso de maneira muito mais fácil.

Visite o portal do The George Eastman Museum no link:

https://www.eastman.org/

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!