Notícias

Adobe Lightroom: atualização de fevereiro de 2019

12/02/2019
atualização de fevereiro de 2019 do lightroom

A Adobe acaba de lançar um pacote de atualização para o Camera Raw e para ambas as versões do Lightroom (Classic CC e CC), adicionando novos recursos e aprimorando recursos antigos.

Enhance Details

O novo recurso Enhance Details (Aprimorar Detalhes) está disponível no Adobe Camera Raw, no Lightroom Classic CC e no Lightroom CC para Mac e Windows. Trata-se de uma nova maneira de lidar com o processamento de imagens no formato RAW.

“O novo algoritmo Enhance Details permite que você aumente a resolução de fotos produzidas por câmeras com sensor tanto do tipo Bayer como do tipo X-Trans em até 30%. (…) Aplicar o Enhance Details em suas fotos pode aprimorar substancialmente a renderização de detalhes finos, melhorar a reprodução de cores e resolver problemas que alguns clientes reportaram com suas câmeras Fujifilm de sensor X-Trans”. – Trecho do anúncio oficial da Adobe.

Atualizações do Lightroom CC

Os recursos de criação de HDR e Panoramas, já bem conhecidos dos usuários de Lightroom Classic CC, agora foram implementados na versão Lightroom CC.

Se você não conhece a diferença entre as duas versões do Lightroom, confira esse artigo.

Target Adjustment Tool (TAT)

Agora é possível fazer ajustes em cores com as Curvas de Tom, Equilíbrio de Cores e controle de Preto & Branco utilizando uma ferramenta do tipo “alvo”, em que você aponta a cor que deseja aprimorar diretamente na imagem e faz as alterações no local.

Esse tipo de ferramenta, que já é muito popular há tempos em diversos aplicativos de edição de imagens, em especial os apps para dispositivos mobile, como o Snapseed, por exemplo, é extremamente útil não só por uma questão de precisão, mas também pelo ganho de agilidade na edição.

Indicador de “clipping” no Histograma

Outro recurso adicionado ao Lightroom CC é o indicador de clipping no histograma.

O clipping nada mais é do que uma maneira gráfica, por meio de sobreposição de cores vibrantes, em tons de azul e vermelho, sobre as partes da imagem com problemas de
subexposição e superexposição, respectivamente, para que o usuário encontre mais rapidamente essas porções na imagem e corrija-as, resgatando detalhes nas altas luzes e nas sombras, quando necessário.

Atualização do Lightroom Classic

Nesse update houve apenas um aumento na performance e na estabilidade para usuários de câmeras Nikon que fazem a captura com a câmera ligada diretamente no computador dentro do Lightroom (tethered capture).

>> Mais informações sobre a atualização de fevereiro de 2019 no blog da Adobe.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!