Inspiração, Notícias

Anunciados os vencedores da maior competição de fotografia do mundo

28/04/2017
Fotógrafo do Ano Sony World Photography Awards

O fotógrafo belga Frederik Buyckx conquistou o prêmio de “Fotógrafo do Ano” na Sony World Photography Awards 2017. Além do título, o fotógrafo também levou o prêmio de 25 mil dólares por sua série de fotografias.

Intitulada “Whiteout”, a série captura a transformação da natureza quando o inverno chega. Os juízes esperam que a série inspire fotógrafos a capturar a elegância e a não negligenciar a importância da beleza do que está presente em nosso cotidiano.

Nas palavras de uma das juízas da competição, Zelda Cheatle:

Eu escolhi uma série de paisagens para que nós pudéssemos retornar a essência do que é observar uma fotografia. Paisagens são frequentemente negligenciadas, mas são centrais para a nossa existência. Essas são belas imagens feitas por um fotógrafo importante e elas devem ser apreciadas. Eu espero que esse prêmio inspire muito mais fotógrafos a produzir mais imagens que não simplesmente envolvam os terríveis aspectos da vida nesses tempos difíceis, mas também capturem algumas das alegrias e graciosidades de cada um e de todos os ambientes.

Frederik Buyckx - Whiteout

Foto: Frederik Buyckx

A premiação de 2017 recebeu mais de 227 mil imagens, de 183 países e permanece sendo a maior competição de fotografia do planeta.

A mostra com todos os vencedores e selecionados, junto com raras imagens do fotógrafo britânico Martin Parr, que recebeu o prêmio de “Contribuição Excepcional para a Fotografia”, será exibida em Londres, na Somerset House, entre 21 de Abril e 7 de Maio.

Todos os vendedores participaram da cerimônia de premiação em Londres e receberam equipamentos de ponta da Sony como prêmios.

Celebrando o seu 10º aniversário esse ano, a Sony World Photography Awards reconhece anualmente e premia as melhores fotografias contemporâneas do último ano.

Livre para participar e aberta a todos os fotógrafos, a premiação é uma voz dominante na indústria fotográfica que tem o poder de moldar as carreiras de seus fotógrafos vencedores e selecionados.

A edição de 2018 está aberta para submissões a partir de 1º de Junho de 2017.

Fotógrafo do Ano: Frederik Buyckx, Bélgica.

Nascido em Antwerp em 1984, Frederik Buyckx é um fotógrafo freelancer para o jornal belga De Standaard. As imagens de Buyckx foram publicadas e exibidas internacionalmente e mais recentemente foram selecionadas para a premiação ZEISS Photography Award.

Frederik Buyckx - Whiteout

Foto: Frederik Buyckx

A série vencedora “Whiteout” foi feita nos Balcãs, na Escandinávia e na Ásia Central, em áreas remotas onde as pessoas frequentemente vivem isoladas e em contato próximo com a natureza.

Buickx explica:

Existe uma transformação peculiar da natureza quando o inverno chega, quando a neve e o gelo começam a dominar a paisagem e quando os humanos e os animais tem que lidar com climas extremos. A série investiga essa luta contra o desaparecimento.

 

Frederik Buyckx - Whiteout

Foto: Frederik Buyckx

 

Vencedores e finalistas por categoria

A competição de 2017 não teve brasileiros entre os vencedores, porém merecem ser destacados nossos irmãos latino-americanos: o colombiano Henry Agudelo, vencedor na categoria natureza-morta e Romina Ressia, segunda colocada na categoria retratos.

Arquitetura

1º – Dongni, China
2º – Julien Chatelin, França
3º – Diego Mayon, Itália

Conceitual
1º – Sabine Cattaneo, Suíça
2º – Alexander Anufriev, Rússia
3º – Gao Peng, China

Problemas contemporâneos
1º – Tasneem Alsultan, Arábia Saudita
2º – Li Sony, China
3º – Lorzenzo Maccotta, Itália

Temas atuais e notícias
1º – Alessio Romenzi, Itália
2º – Joe Raedle, EUA
3º – Ivor Prickett, Irlanda

Vida cotidiana
1º – Sandra Hoyn, Alemanha
2º – Christina Simons, Islândia
3º – Alice Cannara Malan, Itália

Paisagem
1º – Frederik Buyckx, Bélgica
2º – Kurt Tong, Reino Unido
3º – Peter Franck, Alemanha

Mundo natural
1º – Will Burrard-Lucas, Reino Unido
2º – Ami Vitale, EUA
3º – Christian Vizl, México

Retratos
1º – George Mayer, Rússia
2º – Romina Ressia, Argentina
3º – Ren shi Chen, China

Natureza-morta
1º – Henry Agudelo, Colômbia
2º – Shinya Masuda, Japão
3º – Christoffer Askman, Dinamarca

Esportes
1º – Yuan Peng, China
2º – Eduard Korniyenko, Rússia
3º – Jason O’Brien, Austrália

Clique aqui para conferir a galeria com todas as fotografias vencedoras.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!