Dicas

Aprenda composição com os filmes

11/08/2016

É fato: os apaixonados por fotografia simplesmente não conseguem relaxar e assistir a um filme passivamente sem dividir sua atenção entre a história e os aspectos técnicos e artísticos envolvidos na produção.

A gente mergulha nossa atenção na maneira como as cenas são compostas, no enquadramento, na paleta de cores, nos elementos que compõem a cena e nos cenários. Inclusive, alguns cineastas se destacam pela riqueza impressionante de detalhes escolhidos a dedo para a construção das cenas. Escolhas cuidadosamente planejadas de paletas de cores, por exemplo, podem alterar completamente o significado das cenas e tornar filmes memoráveis. Há um quiz interessantíssimo produzido pelo Nexo que testa se você consegue reconhecer filmes famosos mostrando apenas a paleta de cores deles.

Só pra citar um exemplo desse trabalho de ourivesaria dos cineastas em suas composições, em 2012 foi lançado um documentário intitulado O Labirinto de Kubrick (Room 237), em que diferentes significados a respeito do filme O Iluminado (1980), do diretor Stanley Kubrick, são extraídos a partir de uma série de elementos, que, segundo os “teóricos da conspiração”, seriam pistas estrategicamente posicionadas pelo cineasta para revelar possíveis temáticas maiores em seus filmes, como o genocídio dos nativos americanos, o pouso do homem na lua, o holocausto e por aí vai…

Isso revela como o cuidado com todos os elementos envolvidos na composição é de extrema importância para o fotógrafo. O que incluir, o que excluir, o posicionamento, a cor, as proporções e os encaixes. Tudo isso colabora para a geração de significados da imagem, que podem ser interpretados de maneiras diferentes por pessoas diferentes, como fica bem claro nesse paranoico documentário.

Pensando em extrair ainda mais esses ensinamentos dos filmes, mais especificamente no campo do enquadramento, o UI Designer (Designer de Interface do Usuário) Raymond Thi, criou uma conta no Instagram em que ele publica cenas famosas de filmes com sobreposição de linhas guias indicando os usos de simetria, terços, quadrantes, geometria, proporção áurea, linhas e diagonais no enquadramento.

300

300

Os Caça-Fantasmas

Os Caça-Fantasmas

Composition Cam: Mad Max - Estrada da Fúria

Mad Max – Estrada da Fúria

Composition Cam: Tron O Legado

Tron: O Legado

Mas o que já era superlegal, foi além. Raymond também criou um aplicativo que adiciona à câmera do seu smartphone uma série dessas linhas guias para auxiliar na composição por simetria, perspectiva e geometria. O aplicativo chama-se Composition Cam e está disponível para iOS.

composition cam app

Sabe de mais algum aplicativo para ajudar na prática da composição? Compartilha conosco nos comentários!

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!