Dicas, Edição, Equipamentos

Aprenda iluminação com um simulador virtual de estúdio

19/04/2016
Simulador de iluminação de estúdio

Se você está iniciando na fotografia e não sabe como controlar a iluminação de estúdio ou até mesmo se você já tem domínio mas precisa de uma ferramenta para te ajudar no planejamento criativo da luz, o Virtual Lighting Studio, desenvolvido pelo francês Olivier Prat, é uma aplicação virtual que vai facilitar muito a sua vida.

A ferramenta, que roda em qualquer navegador com suporte ao HTML5, como o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Apple Safari,  permite que você simule diversas combinações de luzes de estúdio, desde uma única luz principal, até o uso conjunto de 6 luzes. Trata-se de um excelente recurso para o aprendizado e experimentação de iluminação de estúdio.

Você pode simular um sistema de iluminação com luz ambiente, flash sem modificadores, e também, flash com o uso de Snoots, Ring Light, Softboxes e géis coloridos. É possível controlar a posição e a altura das luzes em uma gama enorme de possibilidades, além é claro, da intensidade de cada luz.

A limitação fica por conta da restrição da escolha de apenas 4 tipos de pessoas diferentes que permanecem apenas na posição de retrato do rosto.

O maior ponto positivo, no entanto, é que além da imagem com o resultado final, você poderá salvar a imagem com o diagrama contendo o esquema de iluminação que você elaborou.

O Virtual Lighting Studio é certamente uma daquelas ferramentas indispensáveis para se favoritar, usar e abusar.

Simulação de iluminação em estúdio virtual

 

 

 

 

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!