Equipamentos, Notícias

Arsenal: sua câmera com inteligência artificial

09/06/2017
Arsenal: inteligência artificial para a sua câmera

Quando um engenheiro pede 50 mil dólares em um site de financiamento coletivo para viabilizar seu produto e consegue angariar 20 vezes mais do que a quantia pedida, é sinal de que já passou da hora de prestarmos atenção no que está por vir.

Se você esteve no planeta Terra nos últimos anos, provavelmente já se deparou com uma infinidade de artigos usando os termos “machine learning“, “inteligência artificial“, “big data” e por aí vai.

São termos que se referem ao desenvolvimento de sistemas inteligentes em que as máquinas também passam a ter a habilidade de aprender sem serem explicitamente programadas.

Elas fazem esse aprendizado com base em grandes volumes de dados fornecidos à elas, de modo que possam extrair e inferir informações necessárias para realizar determinadas tarefas com mais precisão e eficácia ou simplesmente para fornecer informações importantes para que os humanos sejam mais assertivos em tomadas de decisão nas mais diversas atividades.

As aplicações são infinitas: desde a análise de bancos de dados com informações sobre saúde para dar mais subsídios em diagnósticos médicos, até mesmo, é claro, como não poderia deixar de ser, na análise de grandes volumes de imagens para dar subsídios para… fotógrafos!

A criação de Ryan Stout surfa exatamente nessa onda. Intitulado de “Arsenal”, o produto é acoplável em câmeras DSLR e Mirrorless via porta USB e se comunica com smartphones para realizar uma série de funções inteligentes.

A principal delas é utilizar o aprendizado da máquina obtido com os metadados de milhões de imagens, para que essa inteligência artificial ajude o fotógrafo a cravar a exposição perfeita, mesmo que ele não saiba absolutamente nada sobre fotografia manual.

O fotógrafo poderá controlar a câmera remotamente pelo celular (via wifi ou Bluetooth) para aplicar técnicas avançadas com a ajuda do Arsenal, que sabe exatamente quais são as melhores configurações para uma infinidade de situações de iluminação e cenários.

Arsenal

Hoje as câmeras tem uma óptica maravilhosa, mas elas fazem muito pouco para verdadeiramente te ajudar a produzir uma boa foto. Você pode gastar mil dólares em uma câmera completa e tirar fotos piores do que as que você faz com seu smartphone. O Arsenal muda isso ao tornar a sua câmera mais inteligente. Ryan Sout, fundador e CEO da Arsenal.

Inicialmente o produto será compatível com diversos modelos de câmeras da Canon, Nikon, Sony e Fuji, tanto DSLR como Mirrorless.

Será possível controlar o Arsenal pelo smartphone a uma distância de até 30 metros. Além da exposição simples, ele também permite a captura por meio de técnicas mais avançadas de combinação de múltiplas exposições, HDR, exposições longas e timelapses.

O aplicativo que opera o Arsenal no smartphone disponibiliza também uma série de recursos para revisão das imagens em resolução completa, bem como opções de compartilhamento instantâneo em redes sociais.

Saiba mais sobre o Arsenal no website oficial e na página do Kickstarter.

witharsenal.com

Arsenal no kickstarter

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!

​EBOOK ​Gratuito - ​50 dicas de fotografia para aprender já!