Dicas, Edição

Como aprimorar olhos em retratos no Photoshop

26/05/2017
Como aprimorar olhos em retratos no Photoshop

Se você parar para pensar, os olhos ocupam uma porção extremamente reduzida na imagem em relação ao quadro inteiro de um retrato. No entanto, é exatamente essa parte reduzida que deve ser encarada como o ponto de interesse principal do seu retrato, ou seja, o ponto que irá atrair instantaneamente o olhar dos espectadores.

Por essa razão, durante a pós-produção os olhos não podem ser negligenciados e devem receber uma atenção especial. Com a dedicação de um tempo para deixá-los vivos, brilhantes e atrativos, você irá aumentar significativamente a qualidade dos seus retratos. A boa notícia? As técnicas de aprimoramento de olhos são simples.

Nesse artigo veremos duas técnicas para aprimoramento da íris no Photoshop.

 

Como dar vida à íris

Passo 1: aumentar o contraste

Há diversas maneiras para aumentar o contraste no Photoshop, você pode utilizar as camadas de ajuste de diversas maneiras: usando a opção Brilho/Contraste, Níveis, Curvas e até mesmo Exposição. Basta escolher uma dessas opções, ajustar os níveis de contraste de acordo com suas preferências e depois criar uma máscara para que esses ajustes sejam aplicados apenas aos olhos.

Aumentar contraste da íris com camada de ajuste

Essa opção é válida, mas há uma outra técnica, ainda mais fácil, porém não tão óbvia como no caso do uso das camadas de ajuste.

No lugar disso, iremos aplicar contraste por meio dos modos de mesclagem.

Duplique a camada com o retrato clicando sobre ela e usando a tecla de atalho Ctrl+J (Win) | Cmd+J (Mac).

Agora selecione a ferramenta letreiro elíptico e crie uma seleção circular sobre a íris.

Seleção circular em camada duplicada

Dica 1: utilize as teclas modificadoras do teclado em conjunto com a ferramenta letreiro elíptico para tornar mais fácil a seleção.

a) Ao clicar e arrastar segurando Ctrl (Win) | Cmd (Mac), você aumenta ou diminui um círculo perfeito.

b) Ao clicar e arrastar segurando Ctrl+Alt (Win) | Cmd+ Option (Mac), você aumenta ou diminui um círculo perfeito a partir do seu centro.

c) Ao clicar e arrastar segurando a barra de espaço, você poderá reposicionar a seleção.

Dica 2: se ainda assim sua seleção não ficou perfeita e precisa de ajustes porque a íris não está perfeitamente redonda, faça uma primeira seleção grosseira e, em seguida, vá para Selecionar>Transformar seleção. Você terá pontos de controle para modificar a seleção de acordo com a sua necessidade.

Transformar Seleção

Em seguida, selecione a camada duplicada e modifique o modo de mesclagem (blending mode) para luz indireta (soft light).

Modo de mesclagem: luz indireta

Note que toda a imagem ficou mais contrastada e não somente o olho selecionado. Portanto, agora devemos utilizar a seleção que criamos para fazer uma máscara nessa camada duplicada. Assim, o modo de mesclagem irá surtir efeito apenas no olho.

Com a seleção circular sobre o olho, vá na aba camadas, selecione a camada duplicada e clique sobre o botão para criar uma máscara de camada. Perceba que agora você tem uma máscara preta, com um círculo branco na posição do olho. Isso quer dizer que o modo de mesclagem de luz indireta só está sendo aplicado nessa região da máscara pintada de branco.

Aplicação da máscara de camada

Agora, para aplicar no segundo olho, certifique-se de que você está com a máscara de camada selecionada (note na imagem acima como ela fica rodeada por traços nos cantos) e faça uma seleção sobre o olho. Assim que a seleção estiver pronta, utilize a tecla “D” do teclado para definir a cor do primeiro plano como branca e a cor do plano de fundo como preta. Em seguida, utilize o atalho de teclado Alt+Del (Win) | Option+Del (Mac) para pintar a região selecionada sobre a máscara de branco.

Máscara sobre o segundo olho

A seta no canto inferior esquerdo indica a ação da tecla de atalho “D”. Perceba também que agora a máscara contém dois círculos brancos, indicando os olhos.

Agora temos olhos mais contrastados e vívidos com a técnica da camada em luz indireta, porém devemos corrigir um problema e fazer alguns aprimoramentos.

Problema 1: refinar a seleção

Perceba que a parte superior da íris nessa foto, em função do ângulo, está encoberta pelos cílios e pela pálpebra. No entanto, quando criamos a seleção circular, não excluímos esse trecho encoberto. Para resolver esse problema, basta utilizar a ferramenta pincel e pintar de preto sobre essa região dos cílios/pálpebra na máscara. Utilize zoom em 100% (ou até mais) para pintar direitinho.

Veja o antes e o depois:

antes & depois

Aprimoramento 1: ajustar a luminosidade

Em nosso exemplo, é preciso clarear um pouco os olhos para dar mais vida.

Para isso, crie uma camada de ajustes de Níveis.

Níveis

Em seguida, selecione a máscara da camada anterior, clique e arraste segurando a tecla Alt (Win) | Option (Mac) e solte sobre a máscara de ajuste de Níveis.

Isso irá aplicar a seleção dos olhos que criamos anteriormente também para essa camada de ajustes.

Agora selecione a camada de Níveis e arraste o ponteiro que controla os tons intermediários para a esquerda. Encontre um ponto adequado de acordo com sua imagem e suas preferências.

Camada de ajuste de Níveis

Confira o resultado: olhos mais vivos e impactantes.

Resultado final

Passo 2: como dar vida à borda da íris

Agora, para dar um toque de refinamento aos olhos, iremos deixar mais forte a borda escura presente nos limites da íris.

Basta criar uma nova camada de ajustes escolhendo a opção Brilho/Contraste…

Brilho e contraste

Agora utilize a tecla “D” para deixar novamente a cor do primeiro plano branca, e a do segundo, preta. Agora pinte toda a máscara da camada de ajuste de preto utilizando o atalho Ctrl+Del (Win) | Cmd+Del (Mac).

Em seguida, ajuste o valor de contraste para algo entre 60 e 80.

Aumente o contraste

Dê zoom nos olhos, selecione a ferramenta Pincel (tecla de atalho: B) e pinte cuidadosamente de branco o anel escuro que circunda a íris.

O resultado final é um olho ainda mais vibrante:

Resultado final

 

Conclusões:

Na pós-produção de um retrato, dê atenção especial aos olhos pois eles são o ponto de interesse principal.

Analise a cor, contraste e o brilho e faça ajustes pontuais utilizando a técnica que você preferir.

Durante a edição, faça sempre os ajustes em novas camadas, para que você possa voltar atrás sempre que errar ou desistir.

E por fim, lembre-se: se algum ajuste tiver ficado forte demais, basta reduzir a opacidade da camada em que esse ajuste foi feito.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!