Dicas, Edição

Como criar, usar e instalar Actions no Photoshop

14/04/2017
Como usar, fazer e instalar actions no Photoshop

Uma das funções mais importantes do Photoshop para quem trabalha com ele diariamente, é a possibilidade de criar “receitas de bolo” para que o PS cumpra determinadas tarefas em ordem sequencial com apenas um clique. Em outras palavras, é a maneira do Photoshop de automatizar tarefas que você faz com frequência.

Essa função atende pelo nome de “Actions“, que nas versões em português do Photoshop você encontra no menu Janela > Ações (Alt+F9, no Windows | Option+F9, no MAC).

As possibilidades são infinitas e basicamente as Actions funcionam da seguinte maneira:

O Photoshop permite gravar todas as ações que você realizar dentro dele, como aplicar um filtro, alterar as dimensões da imagem, modificar cores, alterar camadas e por aí vai. Praticamente qualquer função do Photoshop pode se tornar um dos passos que compõem uma Action.

Os passos devem ser gravados em uma ordem sequencial lógica e assim que você terminar a gravação, a Action estará disponível para você usar sempre que precisar.

Você poderá aplicar suas Actions em apenas uma imagem ou em um lote com quantas imagens você precisar. (É incrível quando isso acontece, porque você vê o Photoshop trabalhando sozinho diante de você como se fosse um robô!)

Como criar Actions no Photoshop

Criar e usar uma Ação no PS é muito simples.

Ao abrir a aba de Actions (Ações) pela primeira vez, você verá que já existem algumas instaladas por padrão prontas para uso.

Actions padrão do Photoshop

Honestamente, a equipe da Adobe poderia ter se empenhado um pouquinho mais na criação das Ações padrão. Para mim, elas são bastante inúteis.

Minha sugestão: clique sobre a seta logo ao lado da pasta “Ações Padrão” no topo da lista para fechar e ocultar esse conjunto de Ações.

Em seguida, clique sobre o ícone “Criar novo conjunto” para começar a criar e organizar as suas próprias Actions.

Novo conjunto de Ações no Photoshop

 

Uma caixa de diálogo irá abrir solicitando um nome para o conjunto de Ações. Note que aqui você estará nomeando um conjunto de ações que poderá conter diversas ações dentro. Portanto, nesse momento ainda não estamos nomeando uma Ação específica, mas sim, uma espécie de pasta para organizar sua biblioteca de Actions.

Em nosso exemplo vamos “tirar uma onda” e criar o conjunto com o nome “Melhor que a Adobe”, o que não vai ser muito difícil como você já deve ter percebido.

Nome do conjunto de ações

E agora, iremos criar dentro do nosso conjunto de Ações, a título de exemplo, uma das ações mais úteis de todos os tempos:

Como criar uma Ação para alterar o tamanho das imagens

Clique sobre o ícone para criar uma nova Ação.

Nova ação no Photoshop

Em seguida, nomeie sua Action de maneira descritiva e fácil de entender posteriormente. Aqui iremos criar uma Action para alterar a largura das nossas imagens para 700px.

A caixa de configuração da Action permite que você coloque-a dentro de outro conjunto, se preferir.

Em Teclas de Função, você poderá definir um atalho de teclado para turbinar ainda mais o processo. Na versão em português do Photoshop, a tradução deu uma bola fora que complicou o entendimento: “Deslocamento” é na verdade a tecla Shift do seu teclado e “Controle” é o Ctrl (Win) ou Cmd (Mac). Assim, você poderá atribuir qualquer combinação dessas duas teclas com as teclas de F2 a F12 do seu teclado. É possível também, deixar desmarcadas as teclas Shift e Ctrl/Cmd para utilizar apenas as teclas de F2 a F12.

Com relação à cor, você não precisa selecionar nenhuma. Porém isso é útil para fins de organização caso você visualize o painel de ações em “Modo Botão“, uma opção que você acessa no ícone do canto superior direito da aba Ações.

nova action no ps

Ações em modo botão

Disposição das Actions em “Modo botão” e o ícone para ativar essa opção no canto superior direito.

Após clicar em Gravar, você verá o ícone de gravação (bolinha vermelha) ativado na aba das Actions. Isso significa que a partir de agora, qualquer ação que você realizar no Photoshop será gravada como um dos passos que formam a sua Ação.

Para começar, iremos acessar Imagem>Tamanho da imagem…

Nesse exemplo, ajustei a largura da imagem para 700px.

tamanho da imagem

Em seguida iremos em Arquivo>Salvar.

E, para finalizar, Arquivo>Fechar.

Agora podemos clicar sobre o botão de “Stop” na aba das Ações para encerrar a gravação e finalizar nossa Action.

Encerrar gravação da action

Então, agora já temos uma Action pronta que realiza 3 tarefas de uma vez: ajusta a largura da imagem para 700px, salva e fecha o arquivo.

Se você quiser aplicar essa Ação sobre outra imagem aberta no Photoshop, basta selecionar a Ação desejada e, em seguida, apertar o botão “Play“.

Aplicar ações no PS

Como aplicar Actions em múltiplas imagens

Você poderá aplicar uma Ação a múltiplas imagens já abertas no Photoshop ou também a imagens que estejam contidas dentro de uma pasta.

Muito melhor do que fazer essas ações individualmente, imagem por imagem, não é mesmo?

Para isso, vá em Arquivo>Automatizar>Lote…

automatizar lote

Aqui você deverá configurar algumas opções para que o Photoshop saiba como aplicar corretamente a sua Ação ao lote de imagens.

Dependendo de como a sua Action foi feita, você poderá perder seus arquivos originais caso não tome alguns cuidados! É preciso atenção nessa etapa.

Em Executar você escolhe a Ação que deseja aplicar.

Em Origem você irá informar ao PS em quais imagens ele deve aplicar. Se você escolher uma Pasta, cuidado: o Photoshop irá aplicar a Action para todas as imagens contidas nela.

E é aqui que mora o perigo de você sobrescrever suas imagens originais. Para não correr o risco, é prudente fazer uma cópia de suas imagens em uma outra pasta.

Também é possível utilizar as configurações de Destino para realizar essa operação internamente pelo Photoshop.

configurações do lote

Ao clicar em Ok, você verá a Action sendo aplicada automaticamente pelo Photoshop ao seu lote de imagens. Isso pode demorar um pouquinho dependendo da quantidade e da dimensão das imagens, da velocidade do seu computador e, é claro, da quantidade de etapas da sua Action.

Como instalar Actions no Photoshop

Assim como os famosos Presets do Lightroom, as Actions do Photoshop também são arquivos de computador que você poderá encontrar na internet, tanto gratuitos, como pagos, para instalar em seu PS e agilizar o tratamento de suas imagens.

Para instalar, basta clicar sobre o ícone do canto superior direito da aba Ações e selecionar a opção Carregar Ações…

Carregar ações no Photoshop

O Photoshop irá pedir que você informe onde está o arquivo (que possui a extensão .atn) da Action que você baixou em seu computador. Basta apontar o caminho, selecionar a Action e clicar em Carregar. Ela estará instalada em seu PS e pronta para uso.

Como instalar Actions no Photoshop

 

Onde conseguir Actions para Photoshop

Você poderá encontrar Actions à venda em sites de recursos para criativos, como o Creative Market, o Sleeklens e o Shutterpulse, entre muitos outros.

Mas, é claro, existe também uma infinidade de Actions gratuitas, facilmente encontradas em uma busca rápida no Google.

Uma fonte muito boa para encontrá-las é num cantinho da internet com jeitão de fórum dos ano 90, chamado www.deviantart.com.

Apesar de o site ter esse cheirinho de mofo, ele já foi um dos principais agrupadores de artistas e criativos de todas as áreas possíveis e imagináveis durante muitos anos, mas mantém a sua relevância até hoje sendo frequentado por gente do mundo todo.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!