Dicas, Edição

Como emagrecer pessoas no Photoshop

21/07/2017
Como emagrecer pessoas no Photoshop

Talvez você tenha feito uma escolha ruim de objetiva, talvez o ângulo e a iluminação não estejam favorecendo a pessoa ou simplesmente a foto foi feita logo após uma feijoada de domingo.

Os motivos para dar “aquela afinadinha” em uma fotografia são muitos e, na grande maioria dos casos, um sutil ajuste na silhueta já é suficiente para fazer toda a diferença na edição.

É evidente que há sempre um questionamento pessoal por parte de quem está realizando a pós-produção sobre até que ponto deve-se ir no processo de manipulação de imagens. Os parâmetros que balizam essas decisões variam conforme o propósito ou a aplicação comercial da foto e cabe a você decidir os limites entre aprimoramento e distorção exagerada.

Desse modo, nesse tutorial você irá descobrir uma técnica super antiga para tirar alguns quilinhos das pessoas em fotografias, tanto em retratos, quanto em fotos de corpo inteiro.

A técnica é tão simples que muitos dirão que já a “inventaram” sozinhos, enquanto outros irão ficar inconformados procurando entender como não pensaram nisso antes!

Passo 1 – Duplique a camada

Com a fotografia aberta no Photoshop, duplique a camada da imagem com o atalho de teclado Ctrl+J (Win) | Cmd+J (Mac).

Desse modo, além de fazermos a manipulação, também poderemos conferir o antes e o depois.

passo 1 duplicar camada

Passo 2 – Reduza a largura

Na camada duplicada, vá em Editar>Transformação Livre ou simplesmente use o atalho Ctrl+T (Win) | Cmd+T (Mac).

Na barra de ferramentas na parte superior do Photoshop, desmarque o vínculo entre largura e altura.

Em seguida, reduza a largura entre 2 e 6%, ou seja, ajuste os valores para algo entre 98 e 94%.

Passo 2 - Reduzir largura

Pronto! Reduzido o peso!

Agora é só alternar a visibilidade da camada para ver o antes e o depois.

antes e depois

Ridiculamente fácil, não é mesmo?

Experimente

Ao invés de criar apenas uma camada e reduzir sua largura em 6% logo de primeira, duplique 5 camadas da foto original e aplique a redução em cada uma delas em incrementos de 1%. Pode ser que 6% seja demais, mas 4%, por exemplo, seja o ponto ideal. Somente experimentando para descobrir, pois não há uma regra e o ponto ideal varia de imagem para imagem.

É possível emagrecer mais do que 6%?

Sim, mas somente em casos muito raros de acordo com sua avaliação, a menos que você queira criar seres esquisitos. Evite cair em tentação!

E quando o fundo não é branco?

Em nosso exemplo a operação foi extremamente simples porque não foi preciso se preocupar com o fundo, já que temos uma cor chapada.

Quando há paisagens e cenários ao fundo, você tem duas opções: a primeira é “emagrecer” também o cenário.

Emagrecer no Photoshop: Antes

Antes

Emagrecer no Photoshop: Depois

Depois (redução de 5%). Nesse exemplo com profundidade de campo super rasa, comprimir também o fundo não conferiu nenhum problema à imagem.

Respeitados os limites entre 2 e 6%, as chances são grandes de que essa manipulação não crie distorções inadmissíveis no fundo.

Nas situações em que isso não é possível, não há outra opção a não ser recortar a pessoa e isolá-la em outra camada ao mesmo tempo em que você preenche o espaço que ficou embaixo manipulando os pixels com o recurso de preenchimento automático ou a ferramenta carimbo. Como você já deve imaginar, dependendo da complexidade do fundo, isso pode se tornar uma bagunça.

Conclusões

Uma leve alteração na largura da imagem é suficiente para corrigir alguns desfavorecimentos em razão de distorções por objetivas, ângulos ruins ou iluminação.

Muito popular no mundo das selfies, a duckface (rosto de pato) se popularizou como uma maneira de afinar as bochechas e “perder uns quilinhos” em retratos. O problema é que isso gerou uma montanha de gente com a mesma expressão nas redes sociais, que, diga-se de passagem, não é das mais naturais, não é mesmo?

Duckface para afinar o rosto

Ao reduzir entre 2 e 6% a largura da imagem, você obtém um resultado até mais significativo de emagrecimento sem, no entanto, comprometer a expressão.

Emagrecimento no Photoshop: antes e depois

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply