Dicas, Edição

Como geolocalizar fotos feitas com câmeras sem GPS

07/04/2017
Como geolocalizar fotos feitas com cameras sem GPS

Não há fotógrafo que não sonhe com o dia em que até o modelo mais básico de câmera digital já venha de fábrica com GPS embutido.

Enquanto isso não acontece, a gente pode fazer basicamente duas coisas para driblar a ausência da unidade de geolocalização.

Você pode comprar um GPS externo, o que é caro (o Nikon GP-1A GPS custa 250 dólares) e inconveniente: você vai ter que plugar uma peça grande e feia de plástico com cabos em sua câmera…

Nikon GP-1A GPS

Nikon GP-1A GPS

… Ou você pode simplesmente usar o GPS que você tem em seu bolso: seu smartphone.

O truque

Essa questão da geolocalização é um assunto bem delicado para mim: eu sou uma daquelas pessoas insuportáveis que tem problemas gravíssimos de localização e memória.

Depois de uma viagem para lugares desconhecidos, a tarefa de associar as fotos aos seus locais correspondentes é uma etapa importante da pós-produção para quem usa Lightroom.

Essa é uma excelente maneira que o Lightroom oferece para que você possa organizar seu catálogo e encontrar suas fotos mais facilmente em usos futuros.

Infelizmente, por diversas vezes a minha falta de memória e desorganização em não anotar os locais fez com que eu simplesmente não conseguisse completar essa tarefa. Nada mais frustrante para quem ama fotografia de street, viagem e paisagem.

Mas, para a nossa sorte, há uma maneira muito simples de contornar a ausência do GPS embutido na câmera: basta acionar os serviços de geolocalização em seu smartphone e tirar uma foto com ele em cada local que você necessite de ajuda.

A foto será automaticamente geolocalizada pelo seu smartphone e essas informações estarão embutidas nos metadados da imagem.

Para entender o que são metadados de imagens, veja esse artigo.

Depois, durante a pós-produção dentro do Lightroom, copiaremos as informações de geolocalização das fotos produzidas com nossos smartphones para as fotos produzidas com nossas câmeras.

Como acionar a geolocalização nos smartphones

Para iPhones, vá em Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização

Basta ativar os serviços de localização para o aplicativo Câmera.

Para smartphones Android, basta ir em Configurações > Localização e ativar.

Como adicionar as informações de localização em fotos dentro do Adobe Lightroom

Passo 1: importação

No módulo de Biblioteca, importe tanto as fotos da sua câmera quanto as fotos do seu smartphone para a mesma pasta em seu computador.

GPS no Lightroom passo 1

Nesse exemplo temos 8 imagens, 7 feitas com a DSLR (e já tratadas em P&B) e uma feita com o celular naquela localização (a colorida selecionada).

Passo 2: módulo Mapa

A foto geolocalizada pelo seu smartphone terá um ícone no canto inferior direito.

Se você deixar o mouse durante alguns segundos sobre o ícone, verá que ele abre uma caixa de texto informando: “A foto tem coordenadas do GPS”.

Ao clicar sobre o ícone, você será redirecionado para o módulo Mapa do Lightroom.

GPS no Lightroom passo 2

 

Passo 3: adicionando imagens ao mapa

Agora, já dentro do módulo Mapa, você verá a sua imagem geolocalizada devidamente posicionada no mapa.

GPS no Lightroom passo 3

 

Em seguida, selecione todas as demais imagens feitas no mesmo local…

GPS no Lightroom passo 3

… e arraste-as para a posição correta no mapa.

GPS no Lightroom passo 5

Pronto! Você utilizou o smartphone para gerar as informações de geolocalização e para te lembrar onde foram feitas suas imagens.

Por fim, a associação das fotos de sua câmera com as informações de GPS do seu smartphone, foram feitas com um simples selecionar e arrastar no mapa!

Mais barato do que os 250 dólares da unidade de GPS externa, não é mesmo?

E você ainda ganha umas fotos de making of no processo!

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply José Luiz De Almeida Junior 07/04/2017 at 14:40

    Excelente dica!

  • Reply Rafael Paes 07/04/2017 at 17:18

    Quem usa Canon tem o Camera Connect, que permite que você ative uma opção que vai ficar rastreando por onde você anda com o GPS do celular e depois sincronizar com as fotos tiradas, bem útil.

  • Comente!