Dicas, Edição

Como instalar presets de Lightroom Classic CC a partir da versão 7.3

15/05/2018
Como instalar presets no Lightroom Classic CC 7.3

Sou fã da Adobe. Sempre falei isso. Uso diariamente (durante mais horas do que eu realmente gostaria) pelo menos desde 2004 vários de seus softwares como Lightroom, Photoshop, Illustrator e InDesign. Recomendo tranquilamente e nunca me arrependi.

Mas uma atualização recente no Lightroom Classic CC me deixou bastante irritado. Trata-se da versão 7.3, que foi liberada em abril de 2018 e que eu segurei minhas energias para escrever um artigo porque eu me recusava a acreditar que a Adobe ia dar um vacilo tão grande e não resolver seus bugs prontamente em atualizações subsequentes.

O que, então, aconteceu para a minha frustração?

Problemas do Lightroom Classic CC 7.3

Bom, basicamente a Adobe veio com uma ideia ótima: atualizar o formato de arquivo dos presets, de modo a unificar o uso com o Adobe Camera RAW (ACR). Assim fica mais fácil compartilhar presets com o Photoshop e utilizá-los também dentro da interface do ACR no PS. Coisa linda.

O problema é que os arquivos dos presets que antes levavam a extensão .lrtemplate deveriam ter sido convertidos automaticamente para .xmp (o novo formato compatível entre os dois aplicativos) assim que o usuário realizasse a atualização do software via Creative Cloud.

Parecia simples: depois da atualização, ao abrir o programa, o Lightroom mostrava uma barrinha indicando a progressão dessa conversão dos presets.

Tudo muito simples e bonito, a não ser pelo fato de que essa conversão automática veio com dois “problemas de fábrica”.

Problema 1: erros ao converter presets no formato novo

O primeiro é que a atualização veio com um bug que gerou enormes dificuldades em converter corretamente presets com caracteres especiais no nome do arquivo. Bastava uma barrinha / ou algum caractere desse tipo no nome do arquivo do preset para você perceber que ele não havia sido convertido para o novo formato.

Coleções inteiras de presets pareciam ter sido dizimadas do software, jogando no lixo suas compras e longas horas de organização.

Esse problema foi corrigido logo em seguida na versão 7.3.1. Ótimo, menos mal. Apesar de muita gente ter perdido um dia inteiro tentando entender o que estava acontecendo e sendo obrigadas a desinstalar o LR e a reinstalar a versão anterior para poder voltar ao fluxo normal de trabalho com seus presets organizados e funcionais. Só isso acho que já valia uma indenização e pegou muito mal na comunidade de usuários.

Quem desenvolve presets e comercializa ficou de cabelo em pé!

Problema 2: o LR acabou com a sua organização em pastas dos presets

O segundo problema gerado pela atualização é que a Adobe simplesmente ignorou a nossa querida organização das coleções de presets em pastas, de modo que agora ela joga tudo em uma única pasta (ou grupo) intitulada “User Presets”. Que, diga-se de passagem, ela nem se deu ao trabalho de traduzir para os usuários do Lightroom em português.

Então, hoje se você tiver diversas coleções de presets organizados de maneira lógica em pastas e atualizar o seu Lightroom para a versão mais recente, ele irá converter corretamente esses presets para o novo formato .xmp, porém irá jogar tudo dentro de uma única pasta (que na verdade recebe o nome de “grupo”) dentro da interface do Lightroom (User Presets). Lamentável.

É possível contornar esse problema, no entanto. Voltaremos a falar sobre isso mais adiante nesse artigo.

– – –

Como instalar presets de Lightroom Classic CC a partir da versão 7.3 no Windows

Antes de mais nada, agora estamos diante de um universo em que existem presets de Lightroom em dois formatos. O antigo, lrtemplate e o novo, xmp.

Se você tem presets no formato antigo, feche o Lightroom, copie os presets para a pasta abaixo e em seguida abra o Lightroom novamente. Ele irá converter seus presets para o formato novo automaticamente e irá copiá-los para a nova pasta de destino dos presets.

Essa operação demora um poquinho e pode atrasar alguns segundos para iniciar, dando a impressão de que nada está acontecendo quando você abre o Lightroom. Tenha paciência – mais paciência – e aguarde um pouco.

Pasta que você deve copiar presets no formato antigo (lrtemplate):

Windows: c:/Usuários/(seu nome de usuário no windows)/AppData/Roaming/Adobe/Lightroom/Develop Presets

Pasta em que você deve copiar presets no formato novo (xmp):

Se você realizou o passo anterior, os seus presets convertidos para o novo formato irão aparecer nessa pasta. Essa é a pasta que deverá ser usada para instalar presets em xmp a partir da versão 7.3. Além disso, essa é a pasta que possibilita que os presets fiquem disponíveis também para uso no Adobe Camera Raw no Photoshop.

Windows: c:/Usuários/(seu nome de usuário no windows)/AppData/Roaming/Adobe/CameraRaw

Não consigo encontrar a pasta AppData

Talvez você tenha conseguido chegar até a pasta c:/Usuários/(seu nome de usuário no windows), mas não encontrou a pasta AppData ali dentro.

Isso ocorre porque essa é uma pasta tratada como oculta por motivos de segurança no Windows.

Para que ela apareça, abra o Painel de Controle, e procure por “mostrar pastas e arquivos ocultos”.

mostrar pastas e arquivos ocultos

Clique sobre o resultado e na janela que irá abrir, marque a opção “Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas”.

mostrar pastas e arquivos ocultos

Clique em aplicar. Agora será possível encontrar a pasta AppData normalmente.

– – –

Como organizar os presets em pastas dentro do Lightroom Classic CC 7.3

Esse método soa como “gambiarra”, exige paciência, mas é o que temos para hoje, já que a Adobe (pelo menos por enquanto) insiste em ignorar nossa boa e velha organização em pastas.

Passo 1 – No canto superior direito da aba de Predefinições, clique no ícone [+] e selecione “Criar predefinição…”. Nós iremos criar um preset qualquer que poderemos deletar depois.

como organizar presets em pastas no lightroom

Passo 2 – Na caixa de diálogo que irá abrir, em “Agrupar:” clique sobre “Prefefinições do usuário” e selecione “Novo grupo…”.

Nesse momento você poderá da um nome para esse novo grupo, ou “pasta” de conjunto de presets dentro do Lightroom.

Digamos que você tenha comprado um conjunto de presets chamado “Presets de Casamento”. Esse é o momento de nomear dessa forma para que você tenha suas coleções de presets organizadas corretamente dentro do Lightroom.

Depois de nomear, clique em criar.

como organizar presets em pastas no lightroom

Passo 3 – Agora você terá um novo grupo de presets com o nome que você inseriu (aqui nomeado de “Presets Organizados 1”) contendo o preset que tivemos que criar para que esse grupo exista. Se você deletar esse preset agora, o grupo será automaticamente deletado pelo Lightroom e você terá que fazer tudo de novo.

Agora vem a parte chata: você deverá selecionar individualmente cada um dos seus presets instalados (que estão no grupo “User Presets”) e arrastá-los para o novo grupo que você criou.

É um trabalho hercúleo para quem tem vastas coleções de presets e eu realmente espero que a Adobe reveja essa questão em breve.

Depois que você arrastar o primeiro preset para o novo grupo, você poderá deletar tranquilamente o preset temporário que havíamos criado.

como organizar presets em pastas no lightroom

Conclusões

A atualização 7.3 do Lightroom Classic CC veio com essa lambança por parte da Adobe. Se por um lado tivemos esse contratempo e perdemos a organização automática das nossas coleções de presets em pastas, além das dificuldades de conversão para o formato novo (xmp) em um primeiro momento, por outro lado nossos presets poderão ser utilizados mais facilmente dentro do Photoshop também, ampliando a integração entre os dois softwares.

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply Paulo 01/06/2018 at 17:31

    E para o Mac? Como ficou, também estou com esse problema, os presets não aplicam as fotos.

    • Reply Moysés Lavagnoli 02/06/2018 at 10:03

      Oi Paulo, no Lightroom os presets convertidos para xmp vão para a pasta ~/Library/Application Support/Adobe/CameraRaw/Settings.

  • Reply Renata 16/06/2018 at 14:23

    Nossa mto obrigada! Ajudou mtooooo

  • Comente!