Dicas

Como obter críticas construtivas para as suas fotografias

28/04/2016

Inseguranças, incertezas, dúvidas, medos. São muitos os sentimentos negativos que podem passar pela cabeça de quem está iniciando na fotografia, seja por hobbie, seja por profissão. Se você está entrando na fotografia para viver dela, terá que saber lidar também com o julgamento e a avaliação imediata dos seus clientes. E é justamente nesse início que, em geral, as pessoas sentem mais necessidade de críticas construtivas sobre suas fotografias.

Não é apenas uma questão de autoafirmação. Se você está realmente comprometido com o seu desenvolvimento na fotografia, certamente quando você pede uma opinião sobre uma foto sua, você não está em busca de métricas de vaidade, como os famosos likes das redes sociais. Muito pelo contrário, você espera uma crítica construtiva em busca de pontos a serem melhorados, ideias de como atingir o objetivo de outras maneiras, avaliações dos aspectos técnicos, dicas de edição e, é claro, algo sobre o estilo.

A tarefa da pessoa que está “avaliando” a sua foto, vamos dizer assim, também não é nada fácil. Podem haver embates de ego e a soltura de palavras duras que acabam ferindo, em nível pessoal, mesmo que essas palavras tenham sido proferidas com a melhor das intenções na ocasião.

Pedir a opinião de familiares e amigos pode ser tão inútil quanto as métricas de vaidade das redes sociais, já que em geral é muito provável que elas julgarão suas fotos levando em consideração o sentimento que elas têm por você. O ideal portanto, é que a pessoa que esteja cumprindo a tarefa de criticar seja neutra e que também saiba como fazer isso. É imprescindível que ela entenda os pormenores que envolvem o universo da crítica. No caso da fotografia, ela deve entender um pouco sobre impacto visual, direcionamento do olhar, composição e equilíbrio, elementos de distração, exposição, iluminação, lentes, ângulo de visão, figura e fundo, pós-produção, cores, clichês fotográficos, estilos, objetivos e por aí vai, além, é claro, da forma mais adequada de dizer o que deve ser dito.

Dentre os aspectos mencionados, um deles deve ser levado em consideração antes de todos os demais: o objetivo. Quem está na posição da crítica construtiva deve saber exatamente a que se destina a fotografia em questão. Os critérios serão diferentes. Por exemplo: uma foto clichê de homens de terno apertando as mãos pode ser completamente irrelevante para quem quer expor um trabalho artístico de fotografia em um museu, já para o fotógrafo que vende em banco de imagens, essa mesma foto pode se tornar um sucesso instantâneo!

Infelizmente, no Brasil, não há muitos espaços na internet dedicados a esse tipo de troca. Se você fala inglês, no entanto, há sempre os bons e velhos grupos de Flickr criados única e exclusivamente para a crítica construtiva. Na busca do Flickr, use o termo “critique” e, em seguida, filtre para mostrar apenas resultados de grupos. Você vai encontrar alguns como o Critique, o Critique Portfolio Pro e o Critique 2 que, até o momento do fechamento desse artigo, ainda estão vivos e com novas discussões acontecendo.

Avaliação de fotografias em grupos do flickr

Exemplo de uma boa avaliação crítica de uma fotografia. O crítico avaliou aspectos de composição, enquadramento, assunto principal, exposição, profundidade de campo, ISO, velocidade do obturador, cores e simplicidade.

Vale ressaltar também, que ler as críticas das fotos de terceiros, além das suas, é também muito enriquecedor durante o aprendizado. Na universidade, inclusive, era uma prática comum que o professor colocasse, em uma grande mesa, lado a lado todos os trabalhos da turma para que pudéssemos exercitar esse pensamento crítico em busca dos pontos positivos e pontos a melhorar. Se nos restringíssemos a ouvir críticas somente a respeito do nosso trabalho, em conversas individuais com o professor, a evolução do grupo teria sido infinitamente mais lenta.

Uma outra forma semelhante, mas um pouco mais obscura, talvez, seja utilizar a página Photo Critique do Reddit. O Reddit é uma espécie de mídia social para compartilhamento de links de todo tipo de conteúdo diferente, ou seja, não é um local específico para fotógrafos, como é o Flickr. Mas nessa página você vai poder submeter suas fotos para receber críticas das pessoas que participam dela, até o momento, cerca de 37000 pessoas.

Críticas construtivas de fotografia no Reddit

Nessa crítica construtiva, a pessoa discordou de críticas mencionadas anteriormente em pontos específicos, tornando a discussão mais dinâmica e aberta a outros olhares.

Além desses grupos, há também um site que foi criado especificamente para esse propósito, o Professional Photo Critique. Você pode submeter sua foto para críticas e, se ela for selecionada, receberá o feedback de uma equipe de fotógrafos com variadas formações. Infelizmente, mais uma vez, o site é restrito aos falantes da língua inglesa. De qualquer forma, vale gastar um tempo lendo as críticas publicadas, em especial do tipo de fotografia que você gosta de fazer. Infelizmente o site carece de recursos para busca por críticas específicas e a navegação não é lá das melhores, mas ainda assim, vale a visita.

Há também uma outra forma de receber feedback que é a participação em concursos e competições. No artigo “9 concursos fotográficos para você participar agora” eu mencionei o site Gurushots em que você pode usar suas fotos para competir em temas específicos e concorrer a prêmios. O legal é que a avaliação é feita subjetivamente por toda a comunidade que participa dos concursos. Você obrigatoriamente deve votar em fotos de outros competidores para poder participar. Assim, quanto mais endossos você tiver, mais bem posicionada a sua foto fica. E é justamente essa posição que vai te ajudar a receber um feedback. Evidentemente que é um feedback um pouco mais frio do que uma conversa franca, olho no olho, com um profissional. Mas é inegável que estar em posições mais acima dentro das competições será um atestado de que antes de mais nada você acertou no objetivo da competição, ou seja, sua foto atende ao tema, e também, de que você o fez com competência técnica e visão.

No famoso site de reviews de equipamentos fotográficos, o Dpreview, você pode acessar a área de competições (Challenges) e postar suas fotos. Como o próprio Dpreview define, você vai poder participar de “mini competições fotográficas (sem prêmios a não ser a glória) abertas a todos os membros do Dpreview com julgamento por voto popular”. Totalmente despretensioso, porém está lá a sua disposição há muitos anos e todos os dias, para que você possa compartilhar as suas fotos e receber votos de uma comunidade gigantesca de fotógrafos de todos os níveis e do mundo inteiro.

Challenges no Dpreview

Se você está com dúvidas com relação especificamente à qualidade técnica das suas fotos, uma maneira de receber um crivo é submeter suas fotos para venda no site 500px, que além de rede social, também funciona como um banco de imagens para agências de publicidade e criativos de todo o mundo. Para conseguir vender suas fotos, você deve passar por uma verificação de vários requisitos técnicos e de qualidade. Eles irão verificar se suas fotos possuem detalhes nas áreas de luz e sombra ou se estão estouradas; se a nitidez é adequada, fraca ou em excesso; se a imagem está limpa e sem pontos causados por poeira no sensor; se o uso de filtros criativos e de técnicas de HDR foram usados apropriadamente ou em excesso e, também, se há problemas de degradação da imagem como ruído em demasia, por exemplo. Você pode conferir esses requisitos com mais detalhes nessa página. Caso sua foto seja aprovada, você terá pelo menos um aval de que ela cumpre aspectos técnicos e se caso você conseguir vender cópias de suas fotos, terá também o aval subjetivo de que é uma boa foto, ou pelo menos, de que ela cumpriu o objetivo pelo qual foi adquirida.

500px

Outra maneira bem interessante é participar de algum fotoclube em sua cidade. Talvez não seja tão fácil encontrar um dependendo de onde você mora, nesses casos, muito provavelmente a única saída será você mesmo ir em busca de pessoas para criar o seu próprio fotoclube. Você pode começar com seus amigos, que por sua vez convidarão outros amigos e assim sucessivamente. O contato mais próximo com outros fotógrafos vai te ajudar não só a trocar avaliações, como também dicas de fotografia, técnicas e macetes.

Bom, se você souber de outras maneiras, principalmente sites em português em que seja possível fazer essa troca de experiências, indique nos comentários abaixo!

Boas fotos!

You Might Also Like