Notícias

Como postar suas fotos do Lightroom diretamente para o Instagram

22/06/2016
Como postar diretamente do Lightroom para o Instagram

Há puristas que dizem que no Instagram deveriam ser postadas somente fotos “instantâneas”, feitas naquele exato momento com o seu celular. Mas a verdade é que quando você dá uma ferramenta como essa para milhões de pessoas, ela se torna viva e acaba se desenvolvendo de acordo com o que as pessoas fazem dela.

E, como não poderia deixar de ser, os fotógrafos utilizam o Instagram desde sempre para postar seus trabalhos capturados com todo o poder de suas câmeras Full Frame e suas lentes em formato de bazuca.

E quer saber? Isso é lindo! O Instagram fica muito mais interessante porque você não fica restrito à contemplação de pratos de comida e selfies no banheiro!

O grande problema para todos nós que fotografamos com nossas DSLRs e demais câmeras avançadas é que o caminho da câmera até o Instagram é uma verdadeira via-crúcis.

O modo mais rudimentar envolve você fazer o pós-processamento em seu software de edição favorito, na grande maioria dos casos, o Photoshop e/ou o Lightroom e, em seguida, transportar o arquivo jpg final para o seu smartphone por meio de algum malabarismo. Há quem mande um e-mail pra si mesmo e há quem coloque as fotos na nuvem utilizando um serviço como o Dropbox ou o OneDrive, por exemplo. Tudo isso porque o Instagram não oferece suporte para desktop.

Pra resolver esse problema, o grupo de desenvolvedores de plugins para Lightroom, Capture Monkey, criou um plugin para fazer o envio direto entre as duas plataformas.

E o melhor: ele está sendo disponibilizado gratuitamente. De qualquer forma você está convidado a fazer uma doação de $10 caso goste do plugin, o que é importante pois ajuda a dar suporte ao projeto.

Você pode fazer o download do plugin, que é compatível com todas as versões do Lightroom após a 3.0, nessa página: http://www.lrinstagram.com/

Para instalá-lo, basta extrair o arquivo compactado para um lugar qualquer em seu disco rígido e, em seguida, abrir o Lightroom. Depois vá em Arquivo > Gerenciador de plugins e clique em “Adicionar”. Indique a pasta em que você extraiu os arquivos e clique duas vezes sobre a pasta “LRInstagram.lrplugin”, depois clique em “selecionar pasta”.

Pronto! O plugin já está instalado e agora só falta integrá-lo com a sua conta.

No Lightroom, vá para o módulo de Biblioteca e procure por LR/Instagram no painel “Serviços de publicação”, que fica na aba esquerda.

Ali você poderá integrar sua conta e fazer as configurações do plugin sem grandes mistérios.

O plugin também oferece recursos para o uso de hashtags, cropagem para as proporções de imagem que o Instagram aceita e configuração de múltiplas contas.

 

 

 

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!