Dicas

Como tirar fotos profissionais com o seu smartphone

24/09/2018
como tirar fotos profissionais com o celular

Se você é usuário do Instagram, já deve ter se deparado com fotos de tirar o fôlego no seu feed. Também já deve ter se perguntado como é que fotos tão incríveis podem ser tiradas com uma câmera de celular. Não subestime o aparelho que você tem em mãos: dependendo do modelo e da aplicação da foto, é possível alcançar resultados impressionantes com as câmeras de nossos celulares, deixando o espectador com a pulga atrás da orelha ao tentar descobrir se a foto foi feita com um smartphone ou uma DSLR.

Para você maximizar o potencial da sua câmera de celular, das suas fotos e das suas redes sociais, a equipe de profissionais e professores da Udemy compartilhou conosco algumas dicas essenciais para serem colocadas em prática por qualquer pessoa, mesmo quem tem pouco conhecimento em fotografia. Confira:

 

1. Prepare o seu smartphone

Kit de limpeza de lentes de câmeras

A primeira dica parece bem óbvia, mas muita gente não se dá conta de que limpar a lente do celular de tempos em tempos é necessário para tirar boas fotos. O celular, geralmente, fica solto em bolsos, bolsas, mochilas ou em nossas mãos – acumulando sujeiras na lente. Para não correr o risco de ter fotos borradas, limpe frequentemente a sua lente com algum tecido suave, para não danificar o aparelho.

Feito isso, é hora de mexer nas configurações avançadas do seu celular. Muitos aparelhos possuem essa opção, sendo possível configurar itens de maneira manual, como ISO, balanço de brancos, exposição, entre outros. Aproveite para configurar o tipo de resolução das suas fotos: se você escolher uma resolução alta, suas fotos e vídeos terão uma maior qualidade.

Se o seu aparelho de celular é recente, você também poderá esbarrar com o HDR nas configurações. O recurso chamado High Dynamic Range funciona da seguinte forma: você tira uma única foto, mas ele tira, na verdade, três; em seguida, combina os três cliquem em uma única imagem, aproveitando o melhor dos detalhes de cada uma delas. Não é indicado para fotos que queiram capturar movimentos, mas super recomendado para fotos com excesso ou insuficiência de luz.

Como última dica de preparação para tirar ótimas fotos com seu celular, evite usar a câmera frontal; seu uso diminui muito a qualidade da foto. Se quiser tirar aquela selfie esperta, a dica é usar acessórios, como o pau de selfie.

 

2. Arrume o foco

Arrume o foco para fotografar com celular

Foto: David Travis

O foco é essencial para uma boa fotografia. É ele que dá nitidez ao principal objeto da imagem. Veja se o seu aparelho celular permite que você escolha entre o foco manual (você é quem escolhe onde quer focar, clicando no objeto que pretende focar) e o foco automático (o celular faz esse trabalho por você). Também é com o uso do foco que se faz efeitos, como borrar o fundo da imagem. Escolha a melhor opção de foco para o cenário que você deseja fotografar!

 

3. Entenda sobre a luz do ambiente

luz ambiente na fotografia mobile

Foto: J A N U P R A S A D

É importante observar o tipo de luz disponível no ambiente em que se deseja fotografar, para que se possa decidir entre usar a luz ambiente ou o flash do celular. A dica aqui é a seguinte: nunca tire foto de um objeto que esteja de costas para uma fonte de luz. Isso fará com que ele não seja capturado com nitidez. Se você realmente precisa tirar uma foto nessas condições, deve ativar o flash para balancear a exposição. O ideal mesmo é que objeto fotografado esteja de frente para a fonte de luz, e que a fotografia seja tirada de frente para objeto.

Quanto mais luz natural no seu ambiente, maior a qualidade da sua foto!

 

4. Crie um cenário

crie um cenário para sua fotografia

Foto: Dan Gold

O cenário é uma parte fundamental da fotografia! Além de um ambiente com boa luz natural, opte por paisagens originais e que com cenários pouco poluídos, que contenham apenas o necessário para uma foto impactante e limpa. Aproveite também para posicionar o seu objeto em posições inusitadas: isso trará originalidade para o seu trabalho!

 

5. Utilize a regra dos terços

Utilize a regra dos terços na fotografia mobile

Foto: John Arano

A regra do terço é um recurso muito utilizado para deixar as fotos bem enquadradas. Não sabe como ela funciona? Vamos lá: se engana quem pensa que uma foto centralizada é com o objeto exatamente no meio do quadro. A regra dos terços divide o quadro, utilizando duas linhas horizontais e duas linhas verticais, formando uma espécie de “grade” na tela do seu celular. Os pontos onde essas linhas se encontram são conhecidos como “ponto de ouro”, e delimitam os locais para os quais nossos olhos são naturalmente atraídos. O objeto, para ficar centralizado, deve ocupar algum desses quatro pontos. Fácil, certo? O melhor é que a maioria dos aparelhos de celulares possui esse recurso – é só ativá-lo!

 

6. Abuse da edição

Para finalizar, edite suas fotos! Você pode usar recursos de edição do Instagram, mas também pode baixar inúmeros aplicativos com essa função. Na edição, é possível mexer no contraste, na saturação, brilho, entre outros aspectos da sua foto, aprimorando-a para ficar com a sua cara!

Não sabe quais aplicativos utilizar? Confira 26 apps de fotografia que você deve conhecer.

 


Curtiu as dicas? Esses são alguns ensinamentos básicos para quem quer começar a tirar fotos de qualidade usando um smartphone. Para conhecer dicas mais avançadas e expandir a aplicação da fotografia no seu dia a dia, veja também:

 

Como tirar fotografia de produtos com o celular

Pacote completo de fotografia para mobile

Curso de fotografia com Yre Sales

A fotografia como negócio

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!