Inspiração

Conheça Giles Clement, o fotógrafo que utiliza equipamentos de 160 anos atrás.

08/09/2016
Giles Clement: o fotógrafo que utiliza equipamentos de 160 anos atrás

Na contramão da evolução frenética da fotografia digital, está o trabalho de uma série de fotógrafos alternativos, como Giles Clement, um norte-americano que desenvolveu seu estilo de fotografia em torno de processos e equipamentos do século XIX.

Giles fotografa utilizando dois processos antigos, o ferrótipo e o ambrótipo. Na ferrotipia, popular nas décadas de 1860 e 1870, as imagens são criadas sem negativo diretamente sobre uma chapa de ferro bem fina, revestida com um verniz que recebe a emulsão fotográfica. O processo ficou popular entre os soldados durante a Guerra Civil americana pois era barato, veloz e portátil. Já na ambrotipia, surgida na década de 1850, a imagem é feita sobre placas de vidro.

Com a utilização desses processos antigos e artesanais, tanto na revelação quanto na montagem de câmeras escuras, uma série de fotógrafos em todo o mundo estão criando imagens únicas, praticamente impossíveis de se conseguir de outra forma.

“Meus ferrótipos são criados utilizando-se equipamentos feitos há mais 160 anos atrás, em uma era em que as câmeras eram feitas por artesãos em pequenas lojas e as lentes eram projetadas utilizando regras, experiência e sentimento. As falhas inerentes desses instrumentos servem perfeitamente ao meu ponto de vista de um mundo imperfeito e belo.” Giles Clement.

Processos assim exigem que o fotógrafo dedique mais tempo ao planejamento e a todo o pensamento necessário para que o resultado seja satisfatório e assertivo, visto que não há cartões de memória envolvidos. É uma inversão de valores em um mundo que se acostumou com o instantâneo e o descartável, o que torna esse tipo de fotografia ainda mais especial.

Giles percorre o seu país fazendo fotos modernas utilizando processos antigos, atendendo aos mais diferentes tipos de clientes, atraídos pelo caráter único e artesanal de suas fotografias. Seus equipamentos antigos possuem riscos, defeitos e falhas que tornam as imagens perfeitas, mas de um jeito imperfeito que você confere a seguir.

 

giles-clement-1 giles-clement-2 giles-clement-3 giles-clement-4 giles-clement-5 giles-clement-6 giles-clement-7 giles-clement-8 giles-clement-9 giles-clement-10 giles-clement-11

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!