Dicas

Dicas de Lightroom: como editar muitas fotos rapidamente copiando e colando ajustes de revelação

04/05/2018
Dicas de Lightroom: como editar muitas imagens mais rapidamente

O Adobe Lightroom é um software que fornece uma série de recursos para organização e tratamento de imagens em grande volumes.

Um das suas características primordiais é a possibilidade de realizarmos o tratamento de uma imagem e aplicar esse mesmo tratamento para quantas imagens desejarmos.

Via de regra os resultados ficam perfeitos quando essas múltiplas imagens foram feitas sob uma mesma condição de iluminação, o que é simples para fotos de estúdio, mas não tanto para fotos externas, já que uma nuvem passageira pode modificar drasticamente a qualidade da iluminação. Nesses casos é necessário um olhar mais atento ao replicar o tratamento.

Nesse artigo você verá 4 maneiras rápidas de copiar e colar os ajustes realizados no módulo de revelação entre duas ou mais fotos.

Método 1 – Botão Anterior

Dicas de Lightroom: copiar tratamento

Esse método serve para copiar integralmente todos os ajustes feitos em uma imagem e aplicá-los em uma segunda imagem.

Passo 1 – Na tira de imagens, selecione a imagem que você desejar copiar os ajustes.

Passo 2 – Em seguida selecione a foto que você deseja colar os ajustes.

Passo 3 – No painel da direita do módulo de Revelação, clique sobre o botão “Anterior”. Pronto!

 

Método 2 – Copiar e Colar

Dicas de Lightroom: copiar e colar edição

Esse método permite selecionar exatamente quais parâmetros específicos, dentre todos os realizados no tratamento, você deseja copiar e aplicá-los para uma ou mais imagens.

Passo 1 – Na tira de imagens, selecione a imagem que você deseja copiar os ajustes.

Passo 2 – No painel da esquerda do módulo de Revelação, clique no botão “Copiar…”.

Passo 3 – Na caixa de diálogo que irá abrir, marque os parâmetros que você deseja copiar e elimine os que julgar desnecessários. Em seguida clique em “Copiar”.

Passo 4 – Você poderá aplicar sobre uma única imagem ou sobre quantas imagens desejar, selecionando-as e em seguida clicando no botão “Colar” ao lado do botão “Copiar”.

 

Método 3 – Sincronizar

Dicas de Lightroom: sincronizar tratamento de imagens

Passo 1 – Ao selecionar múltiplas imagens, o botão “Anterior” presente no painel da direita do módulo de Revelação irá mudar para “Sincronizar…”.

Passo 2 – Com todas as imagens que você deseja sincronizar a edição selecionadas, clique sobre a imagem tratada que fornecerá os ajustes para as demais.

Passo 3 – Clique sobre o botão “Sincronizar…”

Passo 4 – Selecione os parâmetros que deseja sincronizar e em seguida clique no botão “Sincronizar”.

 

Método 4 – Sincronização em tempo real

Dicas de Lightroom: sincronizar tratamento em tempo real

Se você já sabe quais imagens deverão receber o mesmo tratamento antes mesmo de começar o processo de pós-produção, você poderá utilizar esse método para sincronizar automaticamente entre as múltiplas imagens em tempo real enquanto realiza o tratamento de uma delas.

Passo 1 – Selecione todas as imagens que deverão receber a mesma edição.

Passo 2 – No painel da direita do módulo de Revelação, clique sobre o botãozinho ao lado esquerdo do botão “Sincronizar…”. Ele irá mudar de nome para “Sincr. autom.”.

Passo 3 – Realize o tratamento normalmente da imagem. Todos os ajustes serão aplicados em tempo real às demais imagens selecionadas.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Carlos 20/09/2018 at 07:52

    Muito obrigado! Essas dicas salvaram minha vida! Faço fotos de corrida de rua, em média 3 mil por evento e por isso fica complicado tratar tudo. Eu ajustava uma, copiava as alterações, selecionava um lote e aplicava; com essas dicas poderei fazer isso mais rápido e ganhar bastante tempo!

    • Reply Moysés Lavagnoli 20/09/2018 at 13:55

      Show de bola, Carlos! Boas fotos e edições mais rápidas pra você!

    Comente!