Dicas

Dicas para fotografar em 360 graus com seu smartphone

10/03/2017
Dicas para fotografia 360 graus

Panorâmicas e fotografias em 360º estão cada vez mais populares desde que nossos smartphones e câmeras começaram a implementar ferramentas para facilitar suas capturas.

Para blogueiros, viajantes e entusiastas de paisagens, fotografar em 360º tornou-se quase uma obrigação, já que a operação está cada vez mais simples e a experiência é muito interessante para quem visualiza.

Outro fator que impulsionou a criação desse tipo de imagem é que não há mais uma barreira tão grande para o compartilhamento e a boa visualização.

Sites como o Flickr e principalmente o Facebook, já implementaram recursos para tornar a experiência de visualização dessas imagens mais agradável.

Observar uma 360º no Facebook pelo celular ou tablet é, inclusive, bastante divertido. O aplicativo te obriga a se levantar da cadeira e girar o seu corpo para poder visualizar a paisagem como se você estivesse efetivamente lá naquele local.

Esse recurso foi, inclusive, criativamente muito bem utilizado para criar o vídeo de divulgação do filme O Chamado 3, que você pode conferir abaixo. (Cuidado, é assustador!)

Mas então como fazer fotos em 360º?

O equipamento

É claro que você pode utilizar câmeras projetadas especificamente para essa função, como a Ricoh THETA S ou a Samsung Gear 360, por exemplo.

Samsung Gear 360

Porém, apesar do meu coração geek da fotografia bater mais forte para colocar as mãos em uma belezura como esta acima, meu bolso sofre para pagar os 2 mil reais necessários.

Então, para esse artigo, nós vamos utilizar nosso bom e velho smartphone, seja ele Android ou iOS.

O App

A fotografia em 360º nada mais é do que uma panorâmica em que as duas pontas se encaixam.

Ela pode conter também o céu e o chão, o que não é necessariamente obrigatório, mas quando há, a experiência se torna mais completa. Nesses casos a foto recebe o nome de Photo Sphere (algo como foto esfera).

Você poderá utilizar diversos aplicativos de captura de panorâmicas para gerar uma 360, como o Photo 360º by Sfera, o Sphere – 360 Camera, o Photosynth, o Pano ou o 360 Panorama entre outros.

Em alguns casos, o próprio aplicativo de câmera nativo do celular já resolve, apesar de muitos limitarem a panorâmica a apenas 180º.

Mas a minha sugestão é utilizar um app que a princípio parece ser uma solução pouco ortodoxa para esse fim, mas que possui um recurso para captura de 360º que funciona muito bem e que te ajuda com maestria a encaixar o céu e o chão. Isso o torna excelente para o registro de ambientes internos também.

É nada mais, nada menos, do que o app do Google Street View, disponível para iOS e Android.

Como o Street View é normalmente utilizado para nos localizarmos pelas cidades, talvez nunca tenha passado pela sua cabeça usar seu aplicativo para fotografar. Mas basta clicar no ícone laranja com uma câmera no canto inferior direito da tela, para acessar os recursos de captura em 360º.

O encaixe das diversas partes que irão compor a sua 360º será feito pro meio de círculos laranjas no centro da tela. Basta apontar o celular corretamente para eles, que o app irá realizar uma série de disparos e depois irá juntar tudo em uma foto 360º.

google-street-view-app

Se você já utilizou o Google Photoscan para digitalizar suas fotos impressas, vai notar que o princípio é o mesmo.

A dica de ouro

Se você já tentou usar esse aplicativo alguma vez, certamente você deve ter tido dificuldade para realizar os encaixes direitinho.

Muito provavelmente ele gerou uma 360º com diversos problemas de conexão entre os trechos que compõem a imagem.

Isso normalmente ocorre porque nós deslocamos nosso corpo para realizar a captura e a lente da câmera sai do eixo.

Para minimizar esses problemas você pode usar o seguinte truque: no centro da cena, no local exato em que você irá realizar os disparos, marque um ponto no chão com algo que você tenha a mão, como uma borracha, uma moeda ou uma tampinha de garrafa.

Em seguida conecte um fone de ouvido com fio em seu smartphone e deixe o fio solto apontando exatamente na direção da sua marcação no chão.

Fones de ouvido ajudam a fazer fotos em 360º

Agora realize os disparos no aplicativo do Street View sempre tomando cuidado para que o seu fone de ouvido esteja reto, com as pontas tocando a marcação que você criou.

Note que você irá rotacionar o seu corpo, mas irá manter o celular fixo no mesmo eixo.

Se você for mais perfeccionista, poderá usar algo um pouco mais pesado para te ajudar a ficar mais firme durante a rotação. Algo como uma pedra amarrada em um barbante.

Uma opção também é utilizar o encaixe de um tripé, caso você tenha um com esse tipo de cabeça:

Fone de ouvido no tripé

Você irá notar que, ao realizar essa operação apenas com o fone de ouvido e a tampinha de garrafa, haverá uma certa dificuldade para manter os olhos atentos ao mesmo tempo no fone de ouvido e no aplicativo. Qualquer gambiarra que você conseguir fazer para tornar essa operação mais fácil é válida.

Publicando suas fotos em 360º

Assim que você terminar de produzir a sua 360º com o Street View, o resultado será uma imagem salva em seu celular com a proporção de 2:1 em uma projeção equiretangular (ou cílindrica equidistante).

Projeção Cilindrica Equidistante

Imagem produzida pelo Street View para formar a 360º logo acima.

Esse é um dos parâmetros que ajuda o Facebook a identificar uma panorâmica 360º. Além disso, o Facebook também pode utilizar alguns outros metadados embutidos no arquivo digital da imagem para interpretá-la como uma 360º.

Assim, basta você acessar seu perfil tanto pelo seu aplicativo de smartphones e tablets, quanto pelo navegador em um computador e publicar a sua foto normalmente.

O Facebook irá automaticamente converter sua imagem em uma publicação de panorâmica 360º que poderá ser visualizada rotacionando o celular ou girando a imagem com o mouse em um computador.

Problemas

Por diversas vezes já tentei publicar uma 360º e o Facebook não a reconheceu como tal, resultando em uma publicação normal de imagem estática.

Para contornar esse problema, a solução foi enganá-lo editando os metadados.

Você pode fazer isso diretamente no celular por meio do site www.thexifer.net

Lá você deve fazer o upload da sua imagem e, em seguida, clicar no botão “eXif.me”.

Agora você poderá enganar o Facebook fazendo ele acreditar que a foto foi feita com uma câmera específica para criação de panoramas 360º.

Em EXIF General edite:

  • No campo “Make” digite: Ricoh
  • No campo “Model” digite: Ricoh THETA S

Em XMP GPano Tags edite:

No campo “ProjectionType” digite: equirectangular

Clique no botão “Go.eXifing” e depois em “Close the Editor”.

Baixe a imagem clicando no botão “Download.me”

Agora é só publicar normalmente no Facebook.

Pelo computador

Uma maneira mais simples que eu encontrei de enganar o Facebook, foi simplesmente acessar as propriedades da imagem clicando sobre ela com o botão direito em um computador e alterando o “Fabricante da câmera” e o “Modelo da câmera” na aba Detalhes.

Só não pode esquecer de clicar em “Aplicar” depois de preencher os campos.

Problemas com edição

Softwares de edição podem remover metadados no momento da exportação das imagens.

Caso você opte por realizar algum tratamento de imagem em sua 360º no Photoshop antes de publicar, não deixe de utilizar a opção “Salvar como” para exportar.

Assim você garante a integridade dos metadados utilizados pelo Facebook para criar a experiência 360º.

Método dos templates

Uma outra maneira de corrigir o problema da não identificação do 360º no Facebook é utilizar um dos templates de Photoshop disponibilizados por ele neste link.

Basicamente você deverá escolher um template que corresponda ao ângulo que você capturou e inserir sua imagem dentro do Photoshop.

Por fim basta utilizar o “Salvar como” para exportar sua imagem. Com esses templates não há necessidade de editar metadados.

 

Publicação em Blogs e Sites

Para inserir a panorâmica 360º em um site ou blog, antes de mais nada é necessário que você poste publicamente a sua imagem no próprio aplicativo do Street View.

Depois é só incorporar o código em seu site e a panorâmica 360º estará publicada (como feito logo acima nesse artigo).

Como encontrar o código de incorporação

Como encontrar o código para incorporação de foto 360º

  1. Acesse sua conta do Google em um computador
  2. Acesse google.com.br/maps
  3. Abra o menu no canto superior esquerdo (ícone com 3 linhas horizontais na barra de pesquisa)
  4. Vá em “Suas contribuições”
  5. Vá em “Fotos”
  6. Suas imagens produzidas pelo app do Street View irão aparecer ali. No canto superior direito da imagem a ser publicada há um ícone com 3 pontinhos. Clique sobre ele e selecione “Compartilhar”.
  7. Selecione “Incorporar imagem”
  8. Configure o tamanho desejado de acordo com o seu blog/site e copie o código.

 

Conclusões

É evidente que tudo fica mais fácil com uma câmera projetada especificamente para essa função e com o uso de um bom tripé.

Mas se você não tem nada disso a sua disposição, use seu celular e o truque do fone de ouvido para minimizar os problemas de encaixes ruins.

Se você tiver outras ideias de gambiarras para a estabilização do celular, compartilhe nos comentários abaixo!

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!