Dicas

Dicas para fotógrafos iniciantes em Destination Wedding

08/02/2018
Dicas de fotografia de casamento: Destination Wedding

Foto: Nick Karvounis

O conceito de Destination Wedding vem caindo na graça dos brasileiros. Esse tipo de cerimônia – que acontece quando os noivos organizam o casamento em uma cidade diferente da deles, em qualquer lugar do mundo – ganha cada vez mais adeptos e tornou-se, também, o sonho da maioria dos fotógrafos que atuam no segmento de casamentos.

Porém, para ingressar nesse mercado em expansão, é preciso que o profissional tenha em mente que, além do domínio das principais práticas da fotografia, é preciso também contar com uma rede de fornecedores parceiros para ganhar visibilidade na área. A Alboom, empresa que oferece soluções para fotógrafos e artistas crescerem seus negócios, reuniu dicas de Anderson Miranda e Rafael Bigarelli, dois dos mais importantes profissionais brasileiros do segmento, para ajudar quem quer aperfeiçoar sua atuação e, assim, aventurar-se nessa nova “onda”.

 

Aproveite a paisagem diferente

Fotografia: Destinantion Wedding

Foto: Ben White

O Destination Wedding permite que, além da cerimônia, o fotógrafo possa explorar as principais paisagens do local para compor a sessão de fotos. Por isso, antes da viagem, é essencial conhecer bem a cidade escolhida, para que a locação seja bem aproveitada e não fique faltando nenhum registro importante. É indicado, então, usar bastante a criatividade, respeitando, é claro, os desejos do casal.

Crie vínculo com o casal

De acordo com Bigarelli, conhecer os casais com quem irá trabalhar é uma das dicas mais importantes para obter sucesso na fotografia de casamento. Essa prática ajuda a deixar os noivos mais à vontade com a sua presença e a confiarem no seu trabalho. Anderson aponta que o ensaio fotográfico realizado antes do casamento é ideal para isso. Esse momento ajuda a entender melhor a interação entre os noivos – se são carinhosos ou mais reservados, por exemplo – e a planejar as fotos para o grande dia. Além disso, também permite que o profissional adquira mais detalhes da cerimônia.

Outra dica importante é enviar um questionário ao casal, a fim de ter mais informações para auxiliar no seu trabalho, como: nome dos pais, quantidade de padrinhos, quais convidados não podem ficar de fora do álbum, entre outros.

O grande dia

Bigarelli aponta que, durante o evento, é preciso que o profissional esteja bem atento para não perder nenhum “click” importante e, ao mesmo tempo, tenha habilidade de ficar “invisível” para não atrapalhar a diversão dos noivos e convidados. Por isso, ter um roteiro com as fotos tradicionais – entrada da noiva, troca de alianças, hora do “sim” e cumprimentos, por exemplo – pode ajudar a ter mais tranquilidade no desenvolvimento do trabalho.

“Contratar um assistente sintonizado com seu estilo e suas ideias é essencial, tanto para ajudá-lo a capturar os melhores momentos durante o evento como também caso tenha algum imprevisto no dia”, comenta Anderson. Bigarelli alerta sobre a importância de ter uma reserva de todos os equipamentos que serão utilizados, assim como fazer backup das as fotos realizadas. Isso ajuda a proporcionar mais segurança ao trabalho dos fotógrafos.

No caso de um Destination Wedding, o preparo precisa ser redobrado, já que se trata de um evento longe de casa e com duração maior – geralmente, esses casamentos duram um final de semana.

 

Mantenha relacionamento com fornecedores

Segundo Bigarelli, fazer visitas periódicas e fechar parcerias com fornecedores é muito importante para divulgar o trabalho dos fotógrafos e, assim, construir uma rede de contatos que pode ajudar a dar o pontapé inicial no segmento. “Além de manter comunicação com esses fornecedores parceiros, é indicado ter um portfólio atualizado para apresentar seu trabalho, trabalhar com redes sociais e investir na otimização de busca em mecanismos de pesquisas para aumentar essa rede de parcerias e estar sempre em evidência no mercado”, comenta.

Busque referências

La La Land

Entender o mercado da fotografia de casamento é essencial. Procure na sua região ou país os profissionais que você mais admira. Busque também por nome internacionais e perceba o que pode ser aplicado à sua fotografia. Porém, para trazer ideias diferenciadas é importante não se limitar ao segmento de casamentos, para não correr o risco de apenas reproduzir o que já vem sendo feito no mercado. “Filmes ganhadores na categoria de fotografia do Oscar, como por exemplo ‘La La Land: Cantando Estações’, musical que ganhou a estatueta no último ano, pinturas, fotografias de moda ou fotojornalismo, por exemplo, são ótimas fontes de inspiração para os profissionais e podem ajudá-los de diferentes formas na composição de suas imagens”, explica Anderson.

Veja também: La La Land e os esquemas de cor na fotografia.

Domine a técnica

Seja qual for o tipo de casamento em que o fotógrafo irá atuar, o domínio da parte técnica é essencial: utilizar todas as ferramentas dos equipamentos possibilita ao profissional mais segurança na hora dos cliques. “Costumo comparar com o período em que as pessoas estão aprendendo a dirigir. No começo, é preciso pensar em todas as etapas – pisar na embreagem, dar seta, qual marcha colocar. Com a prática, o processo vira automático. Na fotografia, é a mesma coisa. Ao adquirir experiência, o profissional passa a não pensar em questões técnicas, como qual é a abertura correta do obturador, qual lente utilizar ou como funciona cada função de sua câmera, por exemplo, e passa a se preocupar apenas com o momento – seja ele onde for.

 

Sobre a Alboom

A Alboom é uma empresa orientada para o desenvolvimento de soluções para ajudar fotógrafos e artistas a crescerem seus negócios. O Alboom Pro Site é uma de suas aplicações mais conhecidas, sendo amplamente utilizada pelos principais fotógrafos e videomakers do Brasil. O Clicster CRM, é a solução pioneira de Gestão de Relacionamento com Clientes (*Customer Relationship Management) e inclui as principais funcionalidade de um CRM, tais como: gestão de contatos e agenda, funil de vendas, gestão de fluxo de trabalho, controle financeiro como contas a pagar, receber e apuração de resultados.

Sobre Rafael Bigarelli

Rafael Bigarelli é fotógrafo de casamento e acumula mais de 16 anos de experiência na área. Desde 2013, é palestrante do maior congresso de fotografia de casamento da América Latina, o Wedding Brasil.

Sobre Anderson Miranda

Formado em Engenharia, encontrou na fotografia a sua inspiração e profissão. Atuou como fotógrafo de casamento durante 10 anos e atualmente dedica-se à fotografia autoral e ocupa a Diretoria de Inovação e Tecnologia da Alboom.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!

​EBOOK ​Gratuito - ​50 dicas de fotografia para aprender já!