Edição, Notícias

Em breve será possível colorir fotos P&B com ajuda de Inteligência Artificial

26/05/2017
Software realiza colorização de fotografias P&B por meio de inteligência artificial

Por saber o quão difícil é a tarefa de colorização de fotografias P&B, sempre admirei os artistas digitais que realizam essa prática, como os diversos que podem ser encontrados nessa busca no Flickr.

O que eu jamais poderia imaginar é que engenheiros já estão desenvolvendo softwares que, por meio do uso de inteligência artificial, irão tornar essa tarefa simples como um filtro de Photoshop.

Pesquisadores na Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), desenvolveram um algoritmo de colorização automática cujas atualizações mais recentes já trazem resultados que, se não são perfeitos, não deixam de ser impressionantes.

Ao confrontar amostras de imagens originalmente coloridas, com versões colorizadas pelo software para um grupo de pessoas, 20% delas acreditaram que as imagens “artificialmente colorizadas” eram, na verdade, as originais. Um resultado impressionante!

A inteligência artificial utiliza redes neurais para aprender (o famoso machine learning) como realizar a colorização de imagens P&B com base em dados extraídos de mais de 1 milhão de fotografias coloridas.

Por enquanto, é possível fazer o upload de suas imagens em P&B para brincar com a tecnologia no site: http://demos.algorithmia.com/colorize-photos/

O teste que eu realizei não é perfeito, mas é bom. Confira:

Imagem colorizada pelo algoritmo

Imagem colorizada pelo algoritmo

 

Imagem colorida original

Imagem colorida original

Outras amostras feitas pelos pesquisadores:

Fotos de Ansel Adams.

 

Fotos de Henri Cartier-Bresson.

Miscelânea

 

A expectativa, portanto, é de que em breve o recurso de colorização automática esteja disponível para nós, seja dentro de um editor de imagens como o Photoshop ou simplesmente em softwares específicos para isso.

Mal posso esperar!

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!