Notícias

Explore o fascinante mundo das fotografias em 360º no Facebook.

15/06/2016

Em uma recente atualização, o Facebook liberou o recurso da postagem de fotografias em 360º na rede social. E o mais legal é que você não precisa ter uma câmera 360º como uma Ricoh Theta S, ou uma Kodak SP360 4K, o que restringiria a publicação desse tipo de conteúdo apenas aos donos desses belos equipamentos.

Na verdade, tudo o que você precisa é de um aplicativo de câmera para o seu smartphone que permita a captura de panoramas em 360º, que muitas vezes já vem nativo dependendo do modelo. Em seguida, utilizando o aplicativo do Facebook, tudo o que você precisa fazer é postar a foto como você faria com uma foto normal. O próprio Facebook irá identificar e converter a panorâmica, transformando-a em uma experiência imersiva para que as pessoas possam clicar e arrastar ou simplesmente movimentar o smartphone em todas as direções de maneira lúdica para ver toda a extensão da fotografia 360º.

Você também pode utilizar esse recurso para publicar panorâmicas com ângulos menores do que 360º. O Facebook irá converter a panorâmica utilizando o mesmo sistema e você poderá navegar por toda a extensão da cena da mesma maneira.

Para identificar as fotos em 360º em sua linha do tempo, basta procurar pelo ícone de uma bússola no lado direito das fotos.

Agora seus amigos distantes poderão se sentir um pouco mais juntos de você ao experimentar todo o ambiente em que você se encontra, como em uma praia, um casamento ou em um show. Sem dúvidas esse recurso irá se popularizar e em pouco tempo estaremos acostumados a ver cada vez mais esse tipo de publicação em nossas linhas do tempo.

Essa experiência em 360º também será um prato cheio para fotojornalistas que poderão mostrar a cena como um todo ao invés de recortes, que, dependendo do viés, muitas vezes contam uma história totalmente diferente da realidade.

O Facebook criou uma página para introduzir o novo recurso ao mundo que vale muito a pena entrar nem que seja só para passear ao lado de ursos em um lago, no vídeo em 360º postado pela National Geographic. Você pode conferi-la aqui: https://facebook360.fb.com/

Também foi disponibilizado um guia de boas práticas (em português) para melhores capturas que você pode conferir aqui.

 

 

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!