Edição, Notícias

FilmLab: um aplicativo para visualizar e digitalizar filmes fotográficos

19/05/2017
FilmLab: aplicativo converte filmes fotográficos analógicos em digital

Viabilizado por meio de financiamento coletivo no Kickstarter, o FilmLab é um aplicativo que está sendo desenvolvido por Abe Fettig para converter os filmes fotográficos para o universo digital, não só para preservar nossas memórias, mas também para atender a todos os que trabalham com filme analógico nos dias de hoje.

Para o uso correto do aplicativo, será necessário algum tipo de fonte de luz abaixo do filme, como aquelas mesas de luz utilizadas para desenho, facilmente encontráveis em lojas de artigos de arte e no Mercado Livre.

Quando você aponta o FilmLab para um filme fotográfico, ele detecta automaticamente as fotos e dá uma prévia em tempo real de como os negativos irão ficar quando convertidos para positivos.

O FilmLab realiza as capturas em JPG, porém, se você possuir um smartphone mais moderno com captura em RAW, ele irá priorizar o uso desse formato para capturar o máximo de detalhes possível. Além disso, ele combina múltiplas capturas para criar uma única imagem com muito mais qualidade.

Outro recurso muito interessante do FilmLab é que ele também é um processador de imagens totalmente dedicado ao reconhecimento e processamento de filme fotográficos, mas sem a exclusividade de uso com a câmera do seu celular.

Assim, será possível fotografar os filmes utilizando sua câmera especial com uma boa lente macro, por exemplo, e depois, utilizar o aplicativo para converter o negativo em positivo sem ter que fazer os ajustes manuais no Photoshop, tornando o processo mais fácil e rápido.

Veja alguns exemplos de conversões feitas com o aplicativo:

Filme 35mm colorido

Filme 35mm colorido

Filme 35mm preto e branco, com as bordas do filme

Filme 35mm preto e branco, com as bordas do filme

Filme 35mm colorido

Filme 35mm colorido

Filme preto e branco de médio formato

Filme preto e branco de médio formato

Filme colorido de médio formato

Filme colorido de médio formato

Filme 35mm preto e branco, com as bordas do filme

Filme 35mm preto e branco, com as bordas do filme

Filme colorido 35mm

Filme colorido 35mm

A meta de 20 mil dólares já foi alcançada um mês antes do prazo final, mas você ainda pode dar suporte ao projeto com as seguintes opções:

3 dólares: Dar suporte ao desenvolvimento do FilmLab e receber as atualizações do andamento do projeto.

18 dólares: Acesso antecipado às versões beta do FilmLab para Android ou iOS, muito antes do lançamento oficial na Google Play. Seu feedback irá ajudar no aprimoramento do aplicativo e você irá continuar a receber as atualizações beta gratuitamente com prévias de novos recursos durante um ano após o término da campanha no Kickstarter.

30 dólares: O mesmo que o anterior, mas com acesso tanto em dispositivos iOS quanto Android.

A meta é entregar a primeira versão beta em julho de 2017 e a verão 1.0 para o público geral em meados do segundo semestre.

Para apoiar o projeto e conseguir sua cópia do aplicativo, acesse a campanha no Kickstarter.

 

 

 

 

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!