Dicas

Formatos de imagem: quando usar JPG, GIF e PNG

25/08/2017
Guia de formatos de imagem

Todos os arquivos digitais que você tem em seu computador possuem o que a informática chama de “extensão de arquivo”. Em nossos computadores, ao final de todos os nomes dos nossos arquivos, há um ponto seguido de três letrinhas.

São essas três letrinhas que indicam tanto para o sistema operacional (Windows, Mac OS, Linux etc.) quanto para você, usuário, qual é o tipo de arquivo que você está lidando.

Se essas três letrinhas não aparecem no seu computador, é porque o sistema está configurado para não exibi-las. O Windows, por exemplo, oculta as extensões de arquivo por padrão.

Extensões de arquivo

Ele faz isso para proteger usuários iniciantes de apagar ou alterar por engano as extensões ao renomear arquivos, o que faz com que eles não sejam abertos automaticamente pelos programas relacionados.

Para exibir as extensões de arquivo no Windows, basta clicar sobre a tecla Windows e digitar “Mostrar ou ocultar extensões de arquivo”.

Em seguida, desmarque a opção “Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos”. Pronto, agora elas serão sempre exibidas em seu computador.

Assim, o sistema operacional sabe qual programa ele deve usar para abrir o arquivo em questão e você, ao observar essas três letrinhas saberá quando está lidando com um documento do Word, uma planilha do Excel, uma música, um vídeo ou uma imagem, por exemplo.

No caso das nossas fotografias, estamos lidando com arquivos digitais de imagem. Existem diversos formatos diferentes de arquivos de imagem, cada um deles com suas peculiaridades, pontos positivos e negativos, bem como seus usos específicos.

O formato de imagem mais popular é o JPG, aquele que o seu celular e sua câmera digital produzem por padrão.

Além do JPG há diversos outros como o TIFF, o RAW, o BMP, entre outros.

Nesse artigo você verá um infográfico traduzido e adaptado pela equipe do Tutano da Trampos.co, uma empresa que serve como “ponte entre a galera que precisa contratar e a galera que precisa trabalhar”.

O pessoal do Trampos.co foi extremamente gentil em ceder esse material para que eu pudesse compartilhar com vocês, então vale a pena visitar o website deles também, pois pode ser uma fonte valiosíssima para conseguir trabalhos nas mais diversas áreas.

O infográfico ensina tudo o que você precisa saber sobre três dos principais formatos de imagem utilizados para trabalhar com fotografias na internet: JPG, PNG e GIF.

Infográfico: quando usar JPG, PNG ou GIF

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!