Inspiração, Notícias

Fotógrafa utiliza uma gota d’água como lente e o resultado é belíssimo

23/06/2017
Fotógrafa utiliza gota d'água como lente para fazer retratos

A fotógrafa holandesa Robin De Puy foi desafiada por uma companhia belga de água mineral, a SPA, a realizar um experimento fotográfico: produzir retratos utilizando uma gota de sua pura água como lente.

Para que o feito fosse possível, a fotógrafa contou com a ajuda de cientistas da empresa Etulipa, baseada em Eindhoven, na Holanda, para projetar e construir uma câmera capaz de utilizar a gota d’água como lente, com direito, inclusive, a controle de foco.

Foto: Robin De Puy

Foto: Robin De Puy

A ideia por trás disso tudo é realizar uma ação de marketing para promover o conceito de pureza das águas engarrafadas da SPA. O slogan: “A fotografia mais pura”.

Foto: Robin De Puy

Foto: Robin De Puy

A câmera criada pelos cientistas é formada por uma placa de vidro com um revestimento capaz de repelir a água, fixada sobre um diafragma que, por sua vez, fica posicionado sobre um sensor fotográfico.

Foto: Robin De Puy

Foto: Robin De Puy

O revestimento que possui a característica de repulsão da água é o responsável por manter a gota d’água em formato esférico, como uma lente.

Foto: Robin De Puy

Foto: Robin De Puy

Já para possibilitar o ajuste do foco, é necessário um pouquinho mais de engenhosidade: a placa é eletrificada e, com o ajuste da voltagem, a fotógrafa pode moldar a forma da gota d’água possibilitando o controle do foco. Esse efeito é chamado de Electrowetting.

Foto: Robin De Puy

Foto: Robin De Puy

Foto: Robin De Puy

Foto: Robin De Puy

Foto: Robin De Puy

Foto: Robin De Puy

Foto: Robin De Puy

Foto: Robin De Puy

Foto: Robin De Puy

Foto: Robin De Puy

No vídeo abaixo você pode conferir os bastidores dessa criação, com detalhes sobre o desenvolvimento da câmera, a sessão fotográfica e os resultados.

Obs.: o vídeo está em holandês com legendas em inglês, mas o Youtube disponibiliza uma tradução automática para o português que quebra um galho… Procure por essa opção no ícone de engrenagem ao lado esquerdo do logotipo do Youtube no canto inferior direito do vídeo.