Dicas, Equipamentos

Fotografar um eclipse sem filtro solar: como incendiar sua câmera, sua lente e seus olhos

15/09/2017
Fotografar eclipses: use filtro solar

Desde pequenininho nossos professores de colégio já nos alertavam da necessidade de usarmos filtros protetores para os nossos olhos a fim de observarmos com segurança o belíssimo fenômeno dos eclipses.

Uma pessoa que não tomar esse cuidado corre o sério risco de danificar permanentemente sua visão.

Inclusive, é preciso tomar cuidados ainda mais especiais. Colocar apenas um óculos escuro ou um vidro fumê na frente de seus olhos não basta para que a proteção seja eficaz.

Apesar de uma parte das ondas de luz de fato serem bloqueadas dessa forma, existe uma outra parcela composta por raios infravermelhos e ultravioletas que não serão barrados e também poderão causar danos aos nossos olhos.

O que nossos professores de colégio talvez não tenham nos contado, é que nós também devemos tomar a mesma precaução que temos com nossos olhos, com nossos equipamentos fotográficos.

E mais: jamais devemos observar um eclipse utilizando uma câmera, um binóculo ou até mesmo um telescópio sem proteção.

Não só nossos olhos poderão sofrer danos terríveis, como os equipamentos poderão ser literalmente incendiados.

A loja americana de equipamentos fotográficos Everything Photography Store criou um vídeo que registra de maneira inacreditável o momento em que a câmera pega fogo em virtude da exposição direta aos raios solares.

O vídeo é impressionante e é absolutamente assustador imaginar o que aconteceria com nossos olhos se os raios estivessem incidindo diretamente sobre eles também.

Use filtro solar

Para proteger seus equipamentos em situações como essa, o indicado é utilizar filtros solares de qualidade.

Muito cuidado com filtros baratos e genéricos, no entanto. Eles podem não ter qualidade confiável e nem serem específicos para a proteção solar.

Como você deve ter concluído no vídeo, economizar em um filtro protetor definitivamente não é uma boa ideia.

Um exemplo confiável são os filtros de eclipe solar da prestigiada LEE Filters.

Solar Eclipse Filter - LEE Filters

Mais detalhes no site da empresa.