Dicas

Fotografia newborn: 7 dicas para quem deseja investir nesse nicho

11/10/2017
7 dicas para fotografia newborn

Foto: Benji Aird

A fotografia newborn (recém-nascido em inglês) tem por objetivo registrar os primeiros momentos da vida de um bebê – normalmente até o 15º dia. A beleza das imagens fez com que o estilo ganhasse cada vez mais espaço no mercado brasileiro, impulsionando também o número de fotógrafos que decidem ingressar na área. Porém, o segmento exige alguns cuidados extras.

As fotógrafas Aline Langoni e Sandra Villani – profissionais parceiras da Alboom, plataforma que integra diversos serviços para ajudar fotógrafos e artistas a crescerem seus negócios – listam sete dicas valiosas para esses profissionais.

Segurança em primeiro lugar

Dicas fotografia newborn: seguranca

Foto: Tim Bish

De acordo com Aline, segurança é item primordial para quem quer começar na fotografia newborn. É essencial entender a anatomia e fisiologia dos recém-nascidos para garantir que as poses realizadas durante o ensaio não machuquem os bebês. Para quem quer ingressar na área é muito importante estudar e fazer cursos de especialização. “Precisamos estar aptos a socorrer um bebê em caso de afogamento com leite materno, por exemplo”, explica a profissional.

Prepare os pais

Dicas fotografia newborn: prepare os pais

Foto: Manuel Schinner

Encaminhe uma lista de recomendações para os pais antes do ensaio, com informações em relação à alimentação, sono do bebê, orientações para o dia das fotos e o que é preciso levar à sessão, por exemplo. Isso será importante para que os pais cheguem mais preparados, além de mais confiantes e seguros com o trabalho. “Nessa lista, costumo ressaltar também a importância de não marcar outro compromisso no dia, como visitas de familiares ou médico, por exemplo, para manter o bebê mais calmo”, conta Sandra.

Prepare o ambiente

Dicas fotografia newborn: ambiente

Foto: Sadık Kuzu

É necessário manter o local sempre higienizado, assim como todos os acessórios que serão utilizados nas fotos, por conta da imunidade mais baixa do bebê. Além disso, segundo Aline, um ambiente aquecido garante o bem-estar da criança – a temperatura ideal é entre 26 e 29ºC. Ter som ambiente, como o barulho do útero, por exemplo, também é uma boa ideia para deixá-los mais calmos, o que permitirá que o sono profundo venha mais rápido.

Cuidado na decoração e escolha dos acessórios

Dicas fotografia newborn: decoração

Foto: Aline Langoni

“Em relação à decoração, uma prática que costumo indicar é a de solicitar uma foto do quarto do bebê aos pais, com o intuito de montar o cenário das fotos de acordo com o perfil da família”, explica Sandra. Mantas, cestos e acessórios de cabeça, como toquinhas e headbands, são os elementos mais utilizados na fotografia newborn. Na escolha dos acessórios, vale o bom senso. Peças que podem gerar qualquer tipo de desconforto ao bebê, ou até mesmo comprometer a segurança do ensaio, devem ser descartadas.

Procure realizar as fotos pela manhã ou no início da tarde

Dicas fotografia newborn: melhores horários

Foto: Mindy Olson P

Sandra também aponta que os períodos da manhã e início da tarde são os melhores para agendar uma sessão de newborn. Além de ser o momento do dia em que geralmente o bebê está mais tranquilo, também é importante por conta da iluminação natural, utilizada pela maioria dos fotógrafos da área.

Estabeleça uma sequência de poses

Dicas fotografia newborn: melhor horário

Foto: Aline Langoni

Tenha uma sequência de poses pré-determinada para ajudar a construir a sua sessão de fotos. Porém, saiba que essa sequência poderá ser alterada de acordo com o comportamento de cada bebê. Se ele estiver mais agitado, por exemplo, deixe as poses em que o recém-nascido precise estar em sono profundo para o final. Envolver a família no ensaio, além de tirar fotos de diversos ângulos e enquadramentos em cada posição que colocar o bebê, são outras dicas importantes para garantir fotos mais diversificadas.

Tenha paciência

Dicas fotografia newborn: paciência

Foto: Carlo Navarro

Aline aponta que as sessões costumam durar, em média, 2 horas e meia. Porém, por conta do comportamento do bebê, esse número costuma variar um pouco. O mais importante, nesse caso, é que o profissional tenha paciência. Na fotografia newborn, é o bebê quem manda. Não ser tão exigente quanto à rotina da sessão e ter conhecimento de técnicas para acalmar os recém-nascidos são dicas valiosas para os profissionais que querem crescer no segmento.

Sobre a Alboom

A Alboom é uma plataforma que integra diversos serviços para ajudar fotógrafos e artistas a crescerem seus negócios. Uma das aplicações mais conhecidas da empresa é a criação de sites atraentes e fáceis de operar, o Alboom Pro Site, com milhares de clientes. Entre os usuários, estão fotógrafos, videomakers, artistas visuais e profissionais autônomos em geral. Recentemente, a empresa se uniu à Clicster, pioneira em soluções baseadas na nuvem e voltadas para a gestão completa de negócios, com o intuito de tornarem-se a maior plataforma da América Latina para esses profissionais.

Sobre Sandra Villani

Formada pela Escola de Fotografia Foto Conceito, Sandra Villani é especializada em fotografia de recém-nascidos. É também primeira socorrista – importante para dar mais segurança ao trabalho com bebês – e já participou de diversos workshops brasileiros e americanos sobre o tema.

Sobre Aline Langoni

Também especializada em fotografia newborn, Aline Langoni atua no segmento há três anos. Associada ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos), sempre preza pela segurança e conforto dos bebês nos ensaios. Também ministra workshops exclusivos sobre o assunto em seu estúdio, em São Paulo, e é palestrante do Congresso Newborn Week.

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Joana 12/10/2017 at 15:26

    Muito bom

  • Comente!