Notícias

Google Earth Timelapse: o impressionante progresso das cidades nas últimas 3 décadas

02/12/2016

A missão do Google é organizar a informação do mundo e torná-la útil e acessível universalmente. Nessa levada, a empresa criou o Google Earth e o Google Maps, dois serviços que modificaram a maneira como interagimos com mapas e nos deslocamos pelas nossas cidades e pelo mundo. São tecnologias que já fazem parte das nossas vidas e que não conseguimos mais viver sem.

Indo mais além, o Google também criou uma outra maneira de utilizar as fotografias da superfície da terra capturadas desde a década de 1980, proporcionando uma visão ainda mais profunda do nosso planeta e do desenvolvimento das nossas cidades.

O Timelapse do Google Earth Engine, que está disponível desde 2013, permite a visualização de lapsos de tempo dentro da plataforma de mapas que já estamos acostumados.

Segundo o próprio Google:

Timelapse é um vídeo global com zoom que permite ver como a Terra mudou nos últimos 32 anos. É feito com 33 mosaicos anuais, livres de nuvens, um para cada ano desde 1984 até 2016, os quais são feitos de maneira explorável interativamente pela Time Machine Library do Carnegie Mellon University CREATE Lab, uma tecnologia para criar e visualizar timelapses com zoom e panning através do tempo e do espaço.

Usando o Earth Engine, nós combinamos mais de 5 milhões de imagens de satélites adquiridas nas últimas 3 décadas por 5 satélites diferentes. (…)

Pesquise, rotacione, dê zoom para começar a explorar nosso novo Timelapse, ou apenas veja nossos destaques no Youtube.

Uma recente atualização do Timelapse adicionou uma maior quantidade de dados, proporcionando melhoria na qualidade das imagens e das cores, além de eliminar artefatos desagradáveis.

A quantidade de dados para realizar a façanha é impressionante: fica na casa de alguns “petabytes”. Sabe aquele seu disco rígido de 1 terabyte? 1000 deles formam apenas 1 petabyte!

O link para navegar no tempo e no espaço pelo planeta Terra é: https://earthengine.google.com/timelapse/

Abaixo você pode conferir um incrível timelapse em terras tupiniquins: o aterro realizado na década de 1990, em Florianópolis, que deu espaço para a criação da Via Expressa Sul, ligando o centro ao sul da ilha.

Para conferir, basta clicar no botão de play no canto inferior esquerdo do mapa.

Se você achar algum timelapse interessante como esse, compartilhe o link nos comentários.

É o botão “Share or Embed” na página do Google Earth Engine que gera o link específico para o local que chamar a sua atenção. Boa viagem!

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!