Notícias

Google Pixel: o smartphone para fotógrafos

21/10/2016
Google Pixel: o smartphone com a melhor câmera

Anunciado no último dia 4 de outubro, o novo smartphone do Google vem para completar a família de dispositivos eletrônicos da empresa, que conta também com a tablet Pixel C e com o laptop Chromebook Pixel.

O smartphone Google Pixel conta com especificações técnicas poderosas para rivalizar tanto com os demais concorrentes topo de linha que utilizam o sistema Android, quanto com os smartphones da Apple com sistema iOS.

O que mais impressiona no Google Pixel, no entanto, é o seu poder de fogo para produção de fotos e vídeos, o que atraiu a atenção de fotógrafos do mundo todo.

A DxOMark, empresa que realiza testes rigorosos para estabelecer mensurações de qualidade nos equipamentos de produção de imagem, como câmeras e lentes, possui também um ranking para avaliação de câmeras de smartphones. Com os 89 pontos estabelecidos pela DxOMark, o Google Pixel encabeça a lista de melhores smartphones para fotografia.

Google Pixel: melhor câmera de smartphone

De acordo com o DxOMark, a câmera de 12.3MP do smartphone é capaz de fotografar com níveis elevados de detalhes e relativamente baixos de ruído em todas as condições de iluminação testadas. O Pixel também apresenta precisão da exposição com bom desempenho em contraste, balanço de branco e velocidade de autofoco.

Como toda boa câmera compacta de sensor pequeno, é de se esperar um desempenho bastante sofrível em condições de pouca luz, mesmo com a lente rápida de abertura máxima f/2. O Pixel, no entanto, apresentou resultados acima da média para fotografias em ambientes internos, com bom nível de detalhes e ajustes de balanço de branco superiores, mesmo com o uso de flash.

Sabe aquelas fotos feitas com o flash do celular em que as pessoas ficam parecendo smurfs azuis? O Pixel tem uma performance superior para evitar que isso aconteça.

Com relação às características de produção de vídeos, a câmera do Pixel é capaz de filmar em 4K a 30fps e em 1080p a até 120fps. O DxOMark considera que a câmera possui um dos melhores sistemas de estabilização de imagens já testados.

Para um gostinho da qualidade real, confira o vídeo abaixo filmado inteiramente com o smartphone em 4K. Nele você também vai poder conferir o desempenho impressionante do Pixel em fotografias de paisagens, mesmo com pouca luz.


A maior inovação do Pixel é a versão aprimorada da tecnologia de captura em HDR do Google. O Pixel combina diversas imagens capturadas em RAW para criar um JPG aprimorado com pouco ruído e alcance dinâmico estendido. Smartphones de outras marcas também possuem softwares com tecnologias avançadas para a produção de imagens em HDR, porém, segundo a avaliação do DxOMark, a capacidade do Pixel está um passo a frente dos demais concorrentes.

Veja a lista dos prós e contras do Google Pixel:

Prós (fotografia):

  • Muito boa exposição e alcance dinâmico em todas as condições.
  • Muito boa preservação de detalhes em todas as condições de iluminação testadas.
  • Bom balanço de branco em todas as condições.
  • Cores vivas e agradáveis.
  • Autofoco rápido e preciso.
  • Com flash: balanço de branco preciso, boa exposição, muito bons detalhes e cores agradáveis.

Contras (fotografia):

  • Pequenas irregularidades no autofoco
  • Pequenas irregularidades da cor em situações de pouca luz
  • Com flash: pequenas irregularidades de exposição e balanço de branco perceptíveis.

Prós (vídeo):

  • Boa estabilização
  • Autofoco rápido e preciso
  • Boa redução de ruído
  • Boa exposição
  • Balanço de branco geralmente bom e estável
  • Boa renderização de cores

Contras (vídeo):

  • Pequenos desfoques de movimento visíveis em cenas com pessoas andando em situações de pouca luz.
  • Pequenas distorções e aberrações percebidas em algumas ocasiões (judder e jello).
  • Pequeno ruído cromático e distorções de cor percebidos em situações de pouca luz.

Outras características do Google Pixel

O Pixel também possui seu próprio assistente por voz, o Google Assistant, nos moldes da Siri, do iOS e da Cortana, do Windows.

A empresa disponibilizou armazenamento ilimitado na nuvem de fotos e vídeos em resolução completa para os usuários do smartphone.

É possível fazer chamadas em vídeo por meio do app Google Duo, que já tem sido apelidado de “o Skype do Google. O app estará disponível em breve no Brasil, tanto para iOS quanto para Android.

É possível fazer uma transição sem mistérios de dados como contatos, agenda, fotos, vídeos, músicas e mensagens SMS de um aparelho antigo, tanto Android, quanto iOS, para o Google Pixel por meio de um cabo USB ou simplesmente pela internet utilizando uma conta Google.

É fabricado em dois tamanhos (5” e 5.5”) e três cores (Quite Black, Really Blue e Very Silver).

cores-do-google-pixel

É fabricado em vidro e alumínio com design curvo (muito semelhante ao iPhone).

Possui o sensor de impressão digital na parte traseira, possibilitando uma melhor ergonomia com o encaixe do indicador da mesma mão que segura o aparelho.

A promessa da bateria é de 7 horas de duração em uma carga rápida, de insignificantes 15 minutos, impressionante!

Por enquanto não há informações sobre a venda do Google Pixel no Brasil. Aguardemos…

As demais especificações técnicas você encontra na página: https://madeby.google.com/phone/specs/

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!

​EBOOK ​Gratuito - ​50 dicas de fotografia para aprender já!