Inspiração

Imagem de um átomo preso é vencedora de competição de fotografia científica

15/02/2018
Imagem vencedora de competição de fotografia científica

A EPSRC, Engineering and Physical Sciences Research Council, é a principal agência governamental do Reino Unido para financiar pesquisa e treinamento em engenharia e física, investindo mais de 800 milhões de euros por ano em uma ampla gama de matérias, de matemática a ciência de materiais, passando por tecnologia da informação e engenharia estrutural.

Como parte de suas ações, a EPSRC também promove uma competição de fotografia científica, cujo vencedor da última edição foi David Nadlinger, da Universidade de Oxford.

Nadlinger venceu com a imagem intitulada Single Atom in an Ion Trap (Único Átomo em uma Armadilha de Íons, em tradução livre).

A foto registra um único átomo de estrôncio positivamente carregado e preso em campos elétricos produzidos por eletrodos de metal.

De acordo com a EPSRC, a imagem é uma longa exposição feita através da janela de uma câmara de vácuo. Um laser azul-violeta foi utilizado para iluminar o átomo, o qual absorveu partículas de luz e as re-emitiu.

Fotografia de um átomo a olho nu

Ampliação da imagem para evidenciar o átomo (ou seria um pixel!!??).

A ideia de poder ver um único átomo a olho nu me atingiu como uma maravilhosamente direta e visceral ponte entre o minúsculo mundo quântico e a nossa realidade macroscópica. Um cálculo feito no verso de um envelope revelou que os números estavam do meu lado, e quando eu ajustei o laboratório com a câmera e o tripé em uma tarde quieta de domingo, eu fui recompensado com essa particular imagem de um pequeno, pálido ponto azul. – David Nadlinger

Para ver mais imagens vencedoras da competição, acesse o site oficial nesse link.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!

​EBOOK ​Gratuito - ​50 dicas de fotografia para aprender já!