Dicas

La La Land e os esquemas de cor na fotografia

28/04/2017
As combinações de cores em La La Land

La La Land é um filme que não só é considerado pela crítica um dos melhores filmes de 2016, como também entrou para a história ao conquistar o record de mais prêmios conquistados no Globo de Ouro, em 2017: foram sete indicações e… sete vitórias!

No Oscar, é claro, o filme também fez bonito: obteve impressionantes 14 indicações que o colocaram no mesmo patamar de somente outros dois filmes em toda a história da premiação: A Malvada, de 1950 e Titanic, de 1997.

Das 14 indicações, 6 prêmios: Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.

Sobre estes dois últimos quesitos, é impossível não saltar aos olhos um dos segredos que certamente fez parte dos elementos que tornaram possíveis as estatuetas: o esmero com que a produção trabalhou os esquemas de cor na fotografia, no figurino, nos cenários e na iluminação.

Guias de combinações de cores como o que você encontra abaixo, são ferramentas indispensáveis para artistas e todos os tipos, incluindo, é claro, fotógrafos e videomakers.

La La Land soube usar muito bem os esquemas de cor e explorou praticamente todas as principais combinações possíveis em uma paleta com cores fortes e vibrantes, para os momentos mais alegres e também, em tons mais escuros para os momentos mais introspectivos e melancólicos da jornada dos personagens.

Esquemas e combinações de cor

Você pode usar a ferramenta da Adobe para montar esquemas de cor para seus projetos fotográficos. Acesse: color.adobe.com

O filme é lição de casa obrigatória para fotógrafos e artistas em geral, especialmente aqueles que estão em busca de inspiração para o trabalho com cor em seus projetos.

Confira abaixo uma visão geral simplificada dos esquemas de cor utilizados em mais um brilhante filme escrito e dirigido por Damien Chazelle, o mesmo diretor de Whiplash, outro filme que eu recomendo muito para todos os tipos de artistas.

Ganhador de 3 prêmios no Oscar de 2015, embora não tenha o mesmo apelo visual de La La Land, também lida com um tema que aflige artistas de todas as áreas: a busca da perfeição.

As combinações de cores em La La Land

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply Guilherme Gratsch 28/04/2017 at 09:48

    Uma obra de arte ! Filme obrigatório para estudo de cores 🙂 Matéria sensacional !

    • Reply Moysés Lavagnoli 29/04/2017 at 12:31

      Obrigatório mesmo, Guilherme! Obrigado por comentar! Boas fotos!

  • Reply Virgínia Dolabela 28/04/2017 at 11:58

    Muito bacana. Artigo de primeira, instrutivo, parabéns!

  • Comente!