Equipamentos, Notícias

Laowa 24mm f/14 é uma lente macro “diferentona” da Venus Optics

07/08/2018

O que em um primeiro momento pode parecer uma objetiva super esquisita, daquelas que você não quer comprar porque vai ter vergonha de usar, pode, com um pouco de mente aberta, ser sim, uma opção interessante para amantes da macrofotografia.

Isso porque o design em formato de sonda da Laowa 24mm f/14 Macro Probe Lens, da chinesa Venus Optics, pode te ajudar a alcançar pequenos objetos e insetos de um modo que objetivas macro com design convencional não conseguem.

Confira as características principais da objetiva, de acordo com o release oficial:

Perspectiva bug-eye (olho de inseto)

A nova Laowa 24mm Probe Lens pode criar uma perspectiva de olho de inseto que não pode ser alcançada por meio de uma lente macro convencional.

Não apenas é possível focar a uma distância muito curta de 2cm para revelar uma grande quantidade de detalhes e texturas, mas também é possível conseguir um ângulo de visão “olho de inseto” de 84,1º.

Mais detalhes no fundo podem ser incluídos para criar uma informativa e deslumbrante perspectiva macro olho de inseto.

Ao contrário, no caso de lentes macro teleobjetivas, o sujeito irá preencher a maior parte do quadro e aparecer isolado do ambiente que o circunda.

Ampliação 2:1 para foco infinito

fotografando dentro da água

A nova Laowa Probe cobre um alcance de foco a partir de ampliação macro 2 para 1 até o foco infinito. Fotógrafos podem se beneficiar da ampliação máxima de 2:1 para capturar pequeninos insetos e objetos e revelar detalhes impossíveis de serem percebidos a olho nu.

O amplo alcance de foco (de macro ao infinito) também é particularmente útil para produção de vídeos já que ambos os detalhes mais finos e o ambiente ao fundo podem ser capturados de uma única vez.

Profundidade de campo alta

O design grande-angular também significa uma profundidade de campo muito maior em uma distância próxima em comparação com uma objetiva macro teleobjetiva, de modo que mais detalhes do fundo se tornam visíveis.

Poder focar algo tão próximo e ainda assim ter alta profundidade de campo é uma enorme vantagem tanto para fotografia de estúdio quanto para vida selvagem.

O fundo menos borrado permite que o habitat do sujeito se torne visível na foto.

Barril da lente frontal à prova d’água

Fotografar dentro de um líquido não é mais uma limitação. O design à prova d’água também implica fotografar em ambientes empoeirados sem grandes problemas.

Lente tubular de 40cm de comprimento

Laowa 24mm f/14 Macro

Foto: Jie Ge

Em função de seu longo barril tubular, fotógrafos podem cravar o foco em distâncias muito pequenas, ao mesmo tempo em que podem ficar mais distantes fisicamente do objeto/inseto fotografado.

Essa característica permite fotografar em áreas que não eram acessíveis com outras lentes, como por exemplo fotografar um sapo escondendo a lente em forma de sonda dentro de um arbusto, em oposição a fotografar com uma macro teleobjetiva, cujos arbustos estariam bloqueando o sapo.

O longo barril também permite aos fotógrafos manterem uma distância segura de animais letais.

Pequena ponta de 2cm

fotografando dentro de uma garrafa

Créditos: Macro Room

A pequena ponta da objetiva possui apenas 2cm de diâmetro, o que libera a possibilidade de ficar muito próximo do nível do chão para capturar uma “deliciosa” perspectiva e maximizar o impacto visual.

Os espectadores sentirão como se estivessem andando sobre o seu objeto, como uma pizza, por exemplo.

Além disso, você pode inserir a lente dentro de pequenas cavernas, garrafas ou tocas. A pequena ponta da lente também permite que a luz adequada chegue ao sujeito, enquanto objetivas macro tradicionais costumam bloquear a maior parte da luz.

Anel de luz de LED na ponta da lente

luz de led na ponta

Para disponibilizar uma luz extra e proporcionar assistência de focagem, uma luz de LED está presente na ponta da lente, alimentada por um slot micro-USB presente no tubo.

Cobertura Full frame

laowa 24mm f/14 macro

A Laowa 24mm f/14 Probe pode cobrir tanto os sensores full frame 35mm convencionais, quanto os sensores Super35.

Leve

A objetiva pesa apenas 474 gramas, sendo super leve e fácil de carregar.

Seu design óptico é dos mais complicados, apresentando 27 elementos em 19 grupos, para entregar qualidade de imagem excepcional.

Montagens para Canon EF, Nikon F e Sony FE estão atualmente disponíveis para a versão padrão. Uma versão de cinema estará também disponível para a montagem Arri PL.

Preço e disponibilidade

O valor sugerido é de 1500 dólares nos EUA. No momento é possível fazer uma pré-compra via Kickstarter com um preço especial.

Espera-se que as primeiras unidades sejam entregues em setembro de 2018. A objetiva também estará disponível por meio de revendedores autorizados a partir de outubro.

Mais informações, amostras de imagens, vídeos e detalhes no Kickstarter e no site oficial da Venus Optics.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!