Edição, Notícias

Lightroom Classic 7.2: novos recursos e melhoria na performance

15/02/2018
atualização adobe lightroom 7.2

Há tempos os usuários de Lightroom Classic vem sentindo o software cada vez mais pesadão, o que tem gerado esforços significativos por parte da Adobe em busca de uma melhor performance e experiência.

A versão 7.2 disponibilizada recentemente, além de apresentar novos recursos, também vem recheada de melhorias na performance e em alguns bugs.

Melhorias na performance do Lightroom Classic

Com relação à performance, a Adobe trabalhou junto a Intel para melhorar o desempenho em computadores que contém pelo menos 12GB de memória RAM e processadores de múltiplos núcleos.

Segundo a empresa, quanto mais núcleos o processador do seu computador tiver, mais significativo será o impacto na performance.

Assim, é possível contar com um boost de velocidade principalmente em ações realizadas em lote, como na importação e na geração de pré-visualizações, mas também em renderizações no módulo de desenvolvimento, processamento de imagens em HDR e panorâmicas.

Novos recursos

Na versão 7.2 do Lightroom Classic é possível utilizar a busca por texto para encontrar pastas específicas, facilitando a vida principalmente de quem organiza utilizando pastas e diversas subpastas.

É possível também favoritar pastas clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção para marcá-la como favorita (no mac o clique deve ser com o control + botão esquerdo sobre a pasta). Depois é só clicar sobre a lupa para acessar a lista das pastas favoritadas.

Outra opção de acesso às pastas favoritadas é por meio da barra logo acima da tira de filmes.

Outro recurso interessante é o de criação de coleções e conjuntos de coleções a partir de pastas. Clique com o botão direito (Windows) sobre uma pasta (control+clique no Mac) e escolha a opção Criar Coleção “nome da pasta”. Se essa ação for feita em uma pasta que contém subpastas, a coleção irá conter também as imagens das subpastas.

Se você preferir manter a coleção organizada com a mesma hierarquia das pastas, clique com o botão direito (Windows) sobre uma pasta que contém subpastas (control+clique no Mac) e escolha a opção Criar Conjunto de Coleção “nome da pasta”.

Agora também é possível filtrar por imagens com ou sem edição, incluindo cropagem (corte na imagem ou reenquadramento).

No filtro da biblioteca, clique em Atributos e depois selecione a opção de presença ou ausência de edição.

Em Metadados também é possível filtrar por editadas e não editadas.

Se você utiliza as coleções inteligentes para agilizar o processo, agora poderá contar com a regra “Possui Edições” (Has Edits) para criar uma coleção somente das imagens editadas e/ou com cropagem.

Se quiser que a regra organize somente fotos com ajustes e ignore a cropagem, utilize a opção “Possui Ajustes” (Has Adjustments).

No módulo mapa também foi adicionada a possibilidade de criar uma coleção baseada em um grupo de fotos contidas em um Pin com control+clique (Mac) | Clique com botão direito (Win) e seleção da opção Nova Coleção.

Por fim, como de praxe, novas câmeras e lentes receberam suporte e diversos bugs presentes em versões anteriores foram corrigidos.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!