Dicas, Edição, Equipamentos, Notícias

O ecossistema da indústria fotográfica resumida em um mapa

30/01/2018
mapa do ecossistema da indústria fotográfica

Antes de falarmos sobre o mapa, é interessante dizer quem está por trás de sua pesquisa e produção: a equipe do Photolemur, um software classificado pelos seus próprios criadores não como um editor de fotos, mas sim como um “aprimorador de imagens”.

Quando falamos em editor de fotografias, logo pensamos em algo relativamente complicado, com centenas de recursos, botões, filtros, controles e tudo o que a indústria dos softwares de edição consegue imaginar a cada nova versão.

Já um aprimorador de imagens, pelo menos no caso do Photolemur, é algo um pouco mais simples, mas com o mesmo objetivo de melhorar a qualidade das imagens produzidas pelas nossas câmeras digitais.

Trata-se de um software que utiliza inteligência artificial para identificar as diferentes partes da imagem em termos de iluminação, cor e contraste e, assim, realizar automaticamente, quase como num passe de mágicas, o aprimoramento da fotografia.

Ou seja, é um software muito mais voltado para leigos que não desejam se aprofundar no tratamento de imagens, do que para profissionais da fotografia.

Além dessa brilhante tecnologia que permite nos livrar daqueles pedidos chatos de “melhoradinha” na foto daquela prima distante, o pessoal do Photolemur também nos presenteou com algo igualmente interessante: um mapa que revela o ecossistema da indústria fotográfica.

Lista de aplicativos para tratamento de imagens

Nele é possível verificar os principais nomes do mercado nos mais diversos nichos, como fabricantes de câmeras, lentes e drones; bancos de imagem; premiações e serviços de competição fotográfica; serviços de impressão; sites de educação; serviços de compartilhamento e hospedagem; visualizadores e gerenciadores de imagem; serviços de portfolio; editores, aplicativos, utilitários, processadores para RAW e HDR, softwares de edição facial, plugins, filtros, efeitos e, é claro, os “aprimoradores de imagem”, categoria em que o Photolemur se enquadra.

O mapa não é absoluto e completo e, como é feito por gringos, não leva em consideração nosso cenário nacional. Ainda assim, podemos usufruir tranquilamente da vasta maioria dos produtos e serviços listados nele.

Para visualizar o mapa completo, clique aqui.

Para conseguir uma versão em alta resolução, cadastre seu e-mail nesse link.

Saiba mais sobre o Photolemur em photolemur.com.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!