Notícias

O Snapbridge da Nikon e a conectividade entre câmera e dispositivos móveis

15/09/2016

Em tempos de redes sociais, a conectividade entre câmera e smartphones é algo muito interessante e até mesmo indispensável para algumas pessoas, como os produtores de conteúdo mais ativos, por exemplo.

Os aplicativos que nos permitem cortar caminhos entre essas duas tecnologias ainda estão engatinhando, mas há poucos dias a Nikon disponibilizou o Snapbridge, antes restrito apenas para Android, também para o sistema iOS, ampliando o seu alcance de usuários.

O Snapbridge é um aplicativo que usa o bluetooth para realizar uma conexão de baixo consumo de energia entre os dois dispositivos.

Para fazer essa conexão é necessário possuir uma das câmeras compatíveis com o Snapbridge, bem como um smartphone com sistema atualizado (Android acima da versão 5.0 ou iOS acima da versão 8.4).

Por enquanto a Nikon possui apenas os seguintes modelos compatíveis com Snapbridge: D500, D3400, DL18-50, DL24-85, DL24-50, Coolpix B700, Coolpix B500 e Coolpix A900.

Conexão entre smartphone e câmera com o Snapbridge

O aplicativo também vai um pouquinho além da simples transferência de arquivos. Com ele é possível controlar a câmera remotamente, embutir as informações de data e de localização fornecidas pelo smartphone e também adicionar algumas informações relativas aos créditos das imagens, como direitos autorais, comentários, textos e logos.

Como todo bom aplicativo, podemos esperar novos recursos conforme as atualizações vão sendo liberadas. Algumas dessas atualizações podem exigir que seja feito o firmware update da sua câmera, que você pode aprender a fazer nesse artigo.

O Snapbridge também possui integração com o Nikon Image Space, o serviço de armazenamento na nuvem da Nikon, que oferece 20GB de armazenamento gratuito para as fotos de proprietários de câmeras da fabricante japonesa. É preciso ter em mãos o número de série de sua câmera, que você encontra na parte de baixo dela, para poder registrar-se no serviço.

 

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!