Inspiração

Only Mobile Art: uma revista para os amantes da fotografia com smartphones

01/03/2018
Revista Only Mobile Art

A história de que a fotografia mobile era o patinho feio da produção de imagens, uma história presente até poucos anos atrás em razão da incipiência dessa tecnologia, ficou definitivamente para trás.

O fato de que o premiado diretor de cinema, Steven Soderbergh (Onze Homens e um Segredo, Traffic e Terapia de Risco, entre outros), acaba de lançar um filme totalmente filmado em 4K apenas com iPhones (Unsane, 2018), coloca definitivamente o mobile em uma posição de destaque no zeitgeist das artes.

Para nosso mais puro deleite, dentro desse universo tem surgido iniciativas deliciosas como a da revista Only – Mobile Art, uma publicação bimestral independente que agrega a fotografia mobile de diversos talentos ao redor do mundo, perpetuando histórias reais que, de outro modo, ficariam perdidas no mundo digital.

Only Mobile Art: revista dedicada à fotografia com smartphones

Em fevereiro de 2018, nós completamos um ano de vida e estamos entrando em nosso segundo ano com a certeza de que temos muito a fazer. Em apenas um ano, conhecemos muitos artistas, firmamos parcerias especiais, demos suporte a grandes projetos ao redor do mundo e mostramos a todos que a arte mobile pode crescer em qualidade quando ela é tratada com o devido respeito. – Marcello Barbusci, Editor e Diretor de Criação.

Ainda segundo Marcello, a Only já é a revista de arte mobile com o maior número de cópias impressas publicadas no mundo e com a mais estreita periodicidade entre as edições.

Only Mobile Art: revista dedicada à fotografia com smartphones

Reunindo artistas de diversos países, a Only transpira a característica cosmopolita de cidades como São Paulo, Londres e Nova Iorque. Essa última, talvez a mais cosmopolita de todas as cidades do mundo, já teve inclusive uma edição especial, com uma belíssima imagem P&B do icônico Empire State Building na capa.

Only Mobile Art: revista dedicada à fotografia com smartphones

A publicação cobre a fotografia mobile nas suas mais diversas formas: retratos, paisagens, natureza morta, arte digital, manipulação de imagens, street, moda e beleza, macro e tudo o que a possibilidade infinita de uma câmera sempre a mão tornar possível.

Only Mobile Art: revista dedicada à fotografia com smartphones

Na última edição (Jan/Fev 2018), me chamou atenção o trabalho de Philippe Echaroux, um famoso fotógrafo de retratos de celebridade, também conhecido pelo seu “Desafio Big Mac” (Big Mac Challange). Echaroux utiliza uma caixinha de Big Mac e uma lanterninha como modificador de luz para criar retratos com iPhone 7 Plus absolutamente impressionantes.

Philippe Echaroux na Only Philippe Echaroux na Only Philippe Echaroux na Only Big Mac Challenge

Começamos com um grande objetivo em mente: eternizar a arte digital em algo que se torne colecionável, algo que possa ser tocado, cheirado e admirado por todos. Para tornar real o que uma vez foi apenas digital. – Marcello Barbusci

A Only possui um projeto gráfico extremamente bem realizado ao longo de suas cerca de 112 páginas. Aos moldes de um bom livro de fotografia, a revista possui tipografia agradável, espaços para respiro e a certeza de que todos os elementos giram em torno da valorização da fotografia.

Only Mobile Art: revista dedicada à fotografia com smartphonesOnly Mobile Art: revista dedicada à fotografia com smartphones Only Mobile Art: revista dedicada à fotografia com smartphones

Seu formato 21x28cm, com acabamento em laminação fosca na capa e miolo de papel offset espesso, conferem um trato refinado à publicação, excelente para embelezar uma sala de estar e ser o gatilho de prazerosas conversas.

Para dar conta de integrar artistas e talentos de lugares tão diversos, a revista conta com escritório em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York, Miami e, segundo Marcello, a Only já está fechando os últimos detalhes para abrir uma nova unidade no Canadá.

Cada edição impressa custa R$39,90 e você pode adquiri-las diretamente pelo website onlymobileart.com/ny/shop.

É possível também fechar um pacote de assinatura, por R$200,00, para 6 edições. A assinatura, no entanto, além de apresentar melhor custo benefício, também desbloqueia a assinatura da versão eletrônica, no aplicativo da revista.

Mais informações: onlymobileart.com

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!