Equipamentos, Notícias

Phase One IQ3 100 MP Achromatic: para quem tem 50 mil dólares e paixão por P&B

12/05/2017
IQ3 100MP Digital Back Achromatic

A Phase One anunciou essa semana o lançamento da primeira digital back acromática de 101 megapixels: a IQ3 100MP Achromatic, o estado da arte para fotografia em preto e branco.

A Phase One desenvolve sistemas modulares de câmeras, sendo “digital back” o termo utilizado para designar o módulo que compreende o sensor fotográfico, entre outras partes, acoplado na parte traseira de um corpo de câmera.

Para quem já tem câmeras DSLR, esse conceito de sistema modular (apesar de parecer algo de outro mundo) não é tão distante assim, pois podemos fazer um paralelo com as diversas partes que compõem o que seria um “sistema DSLR”: o corpo da câmera, as objetivas, o grip e o flash externo. Todos eles acopláveis e separados uns dos outros permitindo diferentes combinações, inclusive de marcas diferentes.

No caso de câmeras de médio formato, como as produzidas pela Phase One, esse conceito modular toma proporções ainda maiores, visto que até mesmo o sensor e o viewfinder podem ser dissociados do corpo da câmera. Assim, o fotógrafo tem a possibilidade de fazer atualizações de componentes específicos ao invés de substituir todo o sistema.

XF Camera System

XF Camera System

Com ISO máximo de 51.200, a IQ3 100 MP Achromatic figura como a digital back de médio formato com maior sensibilidade à luz do mercado. Sua resolução oferece aos fotógrafos uma nova maneira de explorar e expressar suas visões sem comprometimento.

Uma fotografia em preto e branco tem a habilidade de transportar o espectador para tempo e espaço diferentes. Essencialmente ela cria a ilusão de uma experiência atemporal… um simples retrato em preto e branco é capaz de resumir todos os aspectos da fotografia para mim. MARK SELIGER, fotógrafo especializado em retratos.

O sensor de 101 megapixels é produzido sem um filtro de cores Bayer, permitindo que toda a luz disponível seja capturada sem alteração e sem obstruções. Sem informações de cor a serem interpretadas, o sensor fica livre para focar exclusivamente na captura do mais altos níveis de detalhes, nuances e luminância.

Produzida sem um filtro infravermelho, a IQ3 100MP Achromatic pode capturar a luz fora do espectro visível, para o benefício de aplicações artísticas e infravermelhas.

Essas poderosas habilidades de imagem abrem novas oportunidades para uma multiplicidade de disciplinas fotográficas: das belas artes, paisagens, retratos e arquitetura até aplicações científicas.

O novo sensor acromático CMOS disponibiliza retorno instantâneo em Live View e a habilidade do sensor em ver luz infravermelha permite ao Live View mostrar luzes normalmente invisíveis a olho nu.

Capturar em puro preto e branco significa que, mesmo em ISOs altos, os detalhes produzidos possuem suavidade como na fotografia analógica, similar aos grãos de filmes fotográficos P&B.

A ausência de cor torna possível esticar as imagens ao extremo e ao mesmo tempo reter a qualidade pura de preto e branco demandada pelos melhores fotógrafos do mundo.

A IQ3 100MP Achromatic também conta com disparador eletrônico, exposição longa de até 60 minutos, saída HDMI, Wi-Fi e integração total com o sistema IQ3 XF da Phase One.

O preço sugerido aos revendedores é de 50 mil dólares e há um número limitado de unidades a serem comercializadas, o que a torna um objeto de desejo entre os melhores profissionais do mundo.

 

Curioso para saber a qualidade das imagens produzidas com essa tecnologia?

Confira a galeria de 3 fotógrafos em que é possível dar zoom nas imagens para ver tudo no detalhe.

Mark Seliger

Joel Tjintjelaar

Steve Gosling

 

Website do produto: https://www.phaseone.com/en/IQ3-100MP-Achromatic.aspx

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!