Dicas

Por dentro das tecnologias e siglas das lentes fotográficas

03/08/2017
Conheças as tecnologias e siglas das lentes fotográficas

De tempos em tempos o investimento pesado em pesquisa e desenvolvimento feito pelas grandes fabricantes de lentes proporciona novas descobertas e tecnologias para aprimorar substancialmente a qualidade das nossas objetivas.

São aprimoramentos que permitem reduzir o tamanho e o peso do conjunto; proporcionar bokehs mais cremosos; reduzir aberrações, distorções, fantasmas, reflexos e difrações; proteger contra poeira, fungos, água e umidade; aumentar a nitidez; aumentar a estabilização da imagem; proporcionar autofoco mais veloz, silencioso e preciso e tudo o que os cientistas, pesquisadores e engenheiros conseguirem imaginar e descobrir.

Nesse artigo você verá vídeos produzidos por alguns dos principais fabricantes de objetivas, explicando como funcionam várias dessas tecnologias.

 

Tecnologias Nikkor

Nesse vídeo em português você confere a redução de vibração (VR); o motor de onda silencioso (SWM); o diafragma eletromagnético; as lentes de fluorita; os elementos de vidro ED e super ED; as lentes HRI (alto índice de refração); as lentes esféricas; o revestimento em nanocristal; o revestimento em flúor; as lentes Phase Fresnel (PF) e a vedação contra poeira e gotas d’água.

Tecnologias Canon EF

Esse vídeo está em inglês, mas você pode acionar as legendas geradas automaticamente pelo Youtube no ícone de engrenagem.

São abordadas as lentes asféricas; as lentes de fluorita; as lentes ópticas difrativas; o motor ultrassônico (USM); a tecnologia STM; o estabilizador de imagens (IS) e o revestimento SWC.

Tecnologias Sony G Master

Nesse vídeo em inglês, a Sony exibe diversas tecnologias que compõem a qualidade de suas lentes como os vidros ED e super ED; as lentes extreme aspherical (XA) que proporcionam bokeh e nitidez superiores; o diafragma composto por 11 lâminas para tornar o bokeh mais circular; o mecanismo de foco Floating Focus e o sistema de balanço da lente que permite uma operação mais suave e silenciosa do autofoco.

 

Revestimento de Fluorine Sony

Nesse vídeo, a Sony ilustra como se comportam a água e o óleo ao cair sobre uma lente com revestimento de Fluorine.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply