Notícias

Proteção inteligente de imagens com EXIF.co

05/05/2017
Proteção inteligente de imagens com EXIF.co

O EXIF.co é um serviço online cuja missão é te ajudar a ser creditado por suas fotos.

Não importa onde você publique suas imagens, roubá-las para uso sem atribuição é uma das coisas mais fáceis de se fazer.

O problema não é apenas o “salvar como”, mas também o famoso “Print Screen” ou qualquer outro tipo de ferramenta para captura de tela disponível a um clique de distância até mesmo em smartphones.

Assim, o EXIF.co nasceu para modificar esse cenário: trata-se de um serviço de publicação de imagens para proteger fotos em alta resolução, adicionar créditos e links para as imagens e registrar cada visualização online.

Com diversos controles à disposição dos fotógrafos, ele permite que as pessoas (que supostamente roubariam as imagens) possam embuti-las (ou não) em seus websites e blogs ou compartilhá-las, mas sem nunca deixar de creditar.

O serviço permite fazer isso de uma maneira bem elegante, como você pode ver abaixo:

Ao tentar baixar uma foto, ela será bloqueada e serão apresentadas as suas informações de direitos autorais. Há também a possibilidade de aplicação automática de marcas d’água nas fotos salvas.

É possível habilitar uma opção chamada de “smart watermarks”, ou marcas d’água inteligentes, as quais aparecem quando alguém tenta baixar ou fazer uma captura de tela da imagem.

Esse recurso no entanto, não é a prova de balas, afinal, como dizem por aí: se você não quer ter sua foto roubada, não a publique!

Segundo a empresa, o objetivo é o de “adicionar algum atrito e proteger contra roubos casuais”.

Em uma postagem no blog da empresa, eles explicam que a ideia é a de tornar o ato de roubar mais explícito, de modo que as pessoas saibam que estão fazendo algo contra a vontade do fotógrafo e optem, ao invés, por republicar utilizando o código embed, garantindo a presença do crédito nas imagens.

O registro de visualizações das imagens fornecido pelo serviço também permite ao fotógrafo ter dados bem precisos sobre o uso das suas imagens.

EXIF.co: estatísticas de visualização das imagens

A história do EXIF.co começou quando uma foto de Jarred Bishop, um dos fundadores do serviço, apareceu em seu feed do tumblr com mais de 100 mil notas sem ser creditada.

Na sequência, a foto (de um bulldog francês dormindo em seu colo) acabou tendo uma exposição ainda mais massiva em um artigo do Buzzfeed e no Pinterest. Tudo sem crédito.

Assim, Bishop foi em busca de uma maneira de forçar a atribuição de imagens na internet e o resto é história.

O serviço é precificado por visualizações: entre 10 mil e 99 mil visualizações, o custo é de 30 centavos de dólar para cada mil visualizações.

A partir daí o preço vai reduzindo conforme você vai tendo mais exposições de suas imagens. Acima de 1 milhão, por exemplo, o custo é de 15 centavos de dólar para cada mil visualizações.

www.exif.co

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply lucas 11/05/2017 at 17:53

    So n entendi muito bem, si o serviço para colocar o exif e gratuito ou n…?

    • Reply Moysés Lavagnoli 11/05/2017 at 18:25

      O serviço é precificado por visualizações: entre 10 mil e 99 mil visualizações, o custo é de 30 centavos de dólar para cada mil visualizações.

      A partir daí o preço vai reduzindo conforme você vai tendo mais exposições de suas imagens. Acima de 1 milhão, por exemplo, o custo é de 15 centavos de dólar para cada mil visualizações.

    Comente!