Equipamentos

Qual a diferença entre Micro Four Thirds e Four Thirds

17/02/2016

Dentro da categoria de câmeras do tipo Mirrorless, existem dois tipos de sistemas que geram um pouco de confusão: o sistema Four Thirds (Quatro Terços) e o Micro Four Thirds (MFT). Este último é um sistema derivado do primeiro com o intuito de produzir câmeras ainda menores e mais leves, mantendo, é claro, a intercambialidade das objetivas. É mantida também, no sistema MFT, a construção das câmeras com sensores maiores que os das câmeras compactas e bridges.

Para serem mais compactas e leves que as Four Thirds, as MFT possuem a distância entre a parte traseira da lente e o sensor (distância de registro) ainda menor. Assim, existem objetivas específicas para sistemas Four Thirds, bem como para sistemas Micro Four Thirds, sendo possível acoplar lentes do sistema de montagem Four Thirds em câmeras MFT com o uso de adaptadores. As MFT também eliminaram a caixa de espelho do viewfinder, fazendo com que o enquadramento seja feito por meio do painel LCD.

Essa adaptação de lentes do sistema Four Thirds para o MFT, apesar de possível, não é algo exatamente desejado, já que as lentes Four Thirds são maiores, o que reduz os principais benefícios de um sistema MFT: seu tamanho mais compacto e sua leveza. Em alguns casos, o uso do adaptador irá restringir certos recursos disponíveis nas câmeras MFT.

As câmeras do sistema Micro Four Thirds são, portanto, uma derivação natural do processo de redução do tamanho e do peso das câmeras de qualidade superior, em função da crescente demanda dos consumidores em todo o mundo por esse tipo de relação entre custo, benefício e portabilidade.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!

​EBOOK ​Gratuito - ​50 dicas de fotografia para aprender já!