Equipamentos, Notícias

Samyang 85mm f/1.4 AF: alternativa barata para usuários de DSLRs Canon

20/06/2018
Samyang 85mm f1.4 Canon

Por diversas questões técnicas da física e da engenharia que envolvem a construção das lentes 85mm, a grande maioria dos modelos disponíveis no mercado de objetivas com essa distância focal apresentam desempenho superior de nitidez e bokeh, entre outros parâmetros em comparação a objetivas de praticamente todas as distâncias focais.

Lista com as lentes mais bem avaliadas no DxOMark

Lista com as lentes mais bem avaliadas no DxOMark . Das 16 primeiras colocadas, 10 modelos são 85mm, dos mais variados fabricantes.

Além dessa vantagem em termos de qualidade de imagem, a distância entre fotógrafo e modelo é confortável quando se utiliza uma 85mm para retratos, o que as torna verdadeiras queridinhas dos profissionais desse nicho.

O problema é que objetivas com tamanha qualidade, obviamente são bastante custosas, o que espanta principalmente fotógrafos iniciantes com orçamentos mais reduzidos para seus conjuntos de equipamentos iniciais. Modelos de 85mm com abertura máxima de f/1.4 de marcas como Canon, Nikon e Sony custam por volta de 1600 dólares em mercado norte-americano. Mas há modelos como a Zeiss Otus 85mm F1.4 que ultrapassam os 4000 dólares.

Sendo assim, quando marcas de terceiros lançam objetivas super populares, como as cinquentinhas e as 85mm, amadores e profissionais com orçamento apertado ficam de olhos bem atentos, à espera de uma objetiva de qualidade com custo que justifique os benefícios.

E assim ficamos na expectativa pelo novo lançamento de 85mm f1.4 da sul coreana Samyang, que você pode encontrar também com o nome de Rokinon, escolhido para operar em países como os EUA.

O modelo será lançado para câmeras digitais DSLR da Canon em meados de julho de 2018, custando por volta da metade do preço da sua equivalente da Canon, ou seja, cerca de 800 dólares em mercado norte-americano.

A objetiva é composta por 9 elementos em 7 grupos, com uma lente Asférica híbrida. A objetiva conta com tecnologia Ultra Multi Coating, um revestimento especial para reduzir fantasmas e flare, aumentando o desempenho de nitidez e claridade, além de entregar cores mais precisas. Ela também conta com tecnologia Dual type LSM (Motor Supersônico Linear), para auto foco de alta performance: rápido, silencioso e preciso.

Outro ponto positivo do modelo da Samyang é sua portabilidade. Seu design é compacto e leve. O peso da objetiva é de 485g. A título de comparação, o modelo da Canon pesa 950g; o da Nikon, 595g e o da Sony, 820g.

Enquanto a objetiva não chega nas mãos do grande público para que possamos obter opiniões mais precisas sobre o seu desempenho, só nos resta torcer por uma lente de alta qualidade e custo reduzido. Novas competidoras são sempre bem-vindas em um mercado acirrado, mas que pode sempre melhorar.

Mais informações no site oficial.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!