Notícias

Tem brasileiro entre os vencedores do iPhone Photography Awards 2016

20/07/2016

Em uma representação mais do que gráfica da impressionante evolução das câmeras de celular, as fotografias vencedoras da edição de 2016 da iPhone Photography Awards (IPPAWARDS) estão aí pra não deixar ninguém sentir saudades daquele velho Nokia 3310 indestrutível ou até mesmo daquele “modernoso” Moto Razr, com sua câmera de 0,3 megapixels.

O que antes só era capaz de produzir fotos com gravíssimos problemas técnicos de baixa nitidez, ruído excessivo, exposições ruins e impressões apenas em tamanhos minúsculos, se desenvolveu de tal maneira que já é possível compilar belíssimos fotolivros e até mesmo boas exposições.

Mas calma, ainda não é a hora (se é que vai ter hora) de aposentar a DLSR e só fotografar com iPhone e afins. A qualidade da tecnologia que envolve as câmeras digitais robustas, suas lentes e seus sensores grandes ainda está há anos luz em comparação com os celulares.

Por outro lado, não há fotógrafo que dispense a câmera do seu smartphone, afinal ela está ali, sempre presente e de acesso tão rápido quanto o de uma pistola em um coldre.

Além da evolução das câmeras (hardware) dos smartphones, também presenciamos a evolução dos aplicativos (software) que tornam essa experiência mais completa.

E aqui valem algumas menções honrosas: o VSCO, com seu poder de edição de imagens; o Câmera +, com seus controles manuais e o próprio Instagram, com sua comunidade imensa e seus filtros.

O IPPAWARDS premia fotografias de todos os países do mundo, feitas com iPhone, iPad ou iPod touch que não tenham sido publicadas previamente em outros lugares. Elas não podem ser editadas no Photoshop, nem em outros softwares de edição de imagem para desktops. Lentes de iPhone podem ser utilizadas.

Entre os prêmios estão 18 barras de ouro, que valem mais do que dinheiro (MAOE!, HAHA-E-HI-HI! ~Silvio Santos style~) e 18 barras de paládio (toma essa Silvio Santos).

Em uma competição marcada pela forte presença dos chineses, o nosso representante nacional foi o carioca Bruno Dreux que ficou em terceiro lugar na categoria “Children” com essa belíssima foto:

Bruno Dreux - 3º Lugar - Categoria Crianças

Confira a galeria de imagens com os grandes vencedores e os primeiros colocados de cada categoria no site oficial da competição.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!