Dicas

Torne-se um criador de experiências no Google Street View

23/09/2016
Torne-se um fotógrafo Google Street View Trusted

Com tecnologias para a captura de imagens no formato 360º bem desenvolvidas e ao alcance de qualquer pessoa com um celular, criar essas experiências pode ser tanto uma diversão como um produto fotográfico que você pode oferecer a novos clientes.

 

Mont Blanc

Visite o Mont Blanc pelo Google Street View

 

Não há quem não ame o Google Street View e todas as possibilidades que ele oferece para navegarmos pelo mundo, não só pelas ruas, mas também pelos ambientes internos de museus, pontos turísticos e até mesmo de pequenos estabelecimentos comerciais.

Estou falando do já famoso Tour Virtual 360º, que certamente você já realizou alguma vez. Mas se você ainda não realizou, tenha a certeza de que ele vai estar cada vez mais presente em sua vida, pois a criação dessas visitas virtuais está ocorrendo em ritmo acelerado, mesmo em cidades pequenas.

Estabelecimentos comerciais de todos os tipos, como hotéis, restaurantes, padarias, bares e lojas estão contratando profissionais para a criação de visitas virtuais de suas lojas como uma poderosa ferramenta de divulgação.

 

Uso de Tour 360º para divulgação de uma floricultura.

Uso de Tour 360º para divulgação de uma floricultura.

Segundo dados oferecidos pelo Google e pela Oxera, ao pesquisar empresas, os consumidores usam produtos de mapeamento em 44% das vezes, sendo que em média, 41% dessas pesquisas de lugar resultam em uma visita ao local. Quando estabelecimento está com os dados em dia e também utiliza fotos e o tour virtual, a probabilidade de gerar interesse simplesmente dobra.

E é nessa onda que muitos fotógrafos estão publicando fotos em 360º para participarem do programa Trusted do Street View e assim oferecer também esse serviço.

Google Street View Trusted

 

Com o programa, o Google chancela profissionais capazes de realizar os tours virtuais no nível de qualidade estabelecido pela empresa. Esses profissionais ou até mesmo agências, após terem 50 fotos 360º publicadas e aprovadas pelo Google, estarão elegíveis para receber o selo Street View Trusted.

Com o selo, os fotógrafos terão uma distinção de suas panorâmicas com relação às das pessoas comuns e assim poderão se promover como um Fotógrafo ou como uma Agência de Confiança. Seus contatos aparecerão na listagem oficial do Google para que empresas possam encontrá-los facilmente no índice de contratação e solicitarem os serviços.

 

Lista de profissionais Google Street View Trusted

 

Você poderá utilizar o aplicativo Street View, disponível para Android e iOS, para criar as visitas virtuais usando o seu próprio smartphone, mas se prepare para encaixes ruins! Os melhores resultados são obtidos utilizando-se equipamentos especiais para isso, como câmeras 360º ou mesmo as boas e velhas DSLR montadas em um tripé com cabeça panorâmica, mas isso não te impede de começar agora com o que você já tem.

O Google oferece até mesmo a possibilidade de empréstimo de alguns desses equipamentos, como o Google Trekker, a famosa mochila que contém a mesma câmera usada pelo Google, feita para exploradores, registrando em 360º aqueles locais em que não há acesso por carro.

 

Google Trekker

Para saber mais acesse o site oficial do Street View. Nele você vai poder fazer visitas virtuais incríveis como a dos aventureiros no Mont Blanc ou até mesmo dar uma olhadinha em um criadouro de pandas gigantes na China. O site também contém todas as informações necessárias para fotógrafos e empresas que queriam criar seus próprios Tours 360º.


Você já participou do programa Trusted do Street View? Pretende participar? Compartilhe conosco suas experiências ou expectativas nos comentários abaixo.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!

​EBOOK ​Gratuito - ​50 dicas de fotografia para aprender já!