Inspiração, Notícias

Um passeio pelos primeiros 100 anos da fotografia no Europeana Photography

02/06/2017
europeana photography

Charles Darwin, sem data.

Em toda a Europa, milhares de museus, galerias e arquivos estão digitalizando suas coleções, criando cópias virtuais de seus textos, imagens e objetos que possam ser guardados em servidores locais ou na nuvem.

Uma vez que essas coleções são disponibilizadas publicamente online, a Europeana trabalha para garantir que as pessoas possam encontrá-las e usá-las. Para mudanças. Para ideias. Para o progresso.

Essa é a descrição oficial da Fundação Europeana que nos proporciona agora mais uma dessas jóias da internet: o portal Europeana Photography.

Trata-se de um arquivo online, com mais de 2 milhões de fotografias históricas de coleções de 34 países, que revelam os 100 primeiros anos dessa arte na Europa e a incrível produção de seus pioneiros como Louis Daguerre.

Papa Pio XI. Foto: Nicola Perscheid. Entre 1922 e 1930.

Papa Pio XI. Foto: Nicola Perscheid. Entre 1922 e 1930.

O projeto é uma colaboração entre a Europeana e o Photoconsortium, o Consórcio Internacional para a Herança Fotográfica, uma associação não-lucrativa cuja missão é a promoção e o aprimoramento da cultura da fotografia e da herança fotográfica.

O portal conta com um blog, galerias de imagens com curadoria e mostras online.

Futuras mostras de temas específicos serão lançados periodicamente com o intuito de contar as histórias daqueles tempos e unir nossa geração com nossos antepassados.

Albert Einstein

Albert Einstein

Muitas das imagens possuem direitos livres de uso, um prato cheio para pesquisadores, criativos e produtores de audiovisual. Sem falar no valor inestimável como fonte de inspiração para jovens e experientes fotógrafos.

Venedig - Canale Grande. Foto: Nicola Perscheid

Venedig – Canale Grande. Foto: Nicola Perscheid

Você acessa o Europeana Photography em: http://www.europeana.eu/portal/en/collections/photography

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Fernando Ferreira 07/06/2017 at 11:16

    Interessante e muito boa matéria!

  • Comente!