Dicas

Use Bons Sapatos: os conselhos dos fotógrafos da Magnum Photos

05/05/2017
Use bons sapatos - Magnum Photos

“ Você deve ter algo a ‘dizer’. Você deve ser brutalmente honesto consigo mesmo sobre isso. Pense em história, politica, ciência, literatura, musica cinema e antropologia. Que influencia uma disciplina tem sobre a outra? O que faz os seres humanos reagirem? Hoje em dia, com todo o mundo sendo capaz de fazer facilmente fotos tecnicamente perfeitas apenas com um telefone celular, você precisa ser um autor. Trata-se de autoria, autoria e autoria. Muitos jovens fotógrafos vêm até mim e me dizem que sua motivação para ser fotógrafo é ‘viajar pelo mundo’ ou ‘fazer nome’por si mesmos. Em minha opinião, essas são respostas erradas. Esses são incidentes colaterais ou talvez mesmo desvantagens de ser fotógrafo. Sem ter ideias tangíveis, pensamentos, sentimentos e algo quase literário para contribuir para a discussão, o fotógrafo de hoje se perderá no mar da mediocridade.

Hoje, a fotografia é claramente uma linguagem. Como acontece em qualquer língua, é necessário saber soletrar e escrever uma frase gramaticalmente correta. Mas acima de tudo, os fotógrafos emergentes de hoje precisam ser artesãos visuais quer com um didático claro ou um imperativo esotérico. Seja um poeta, não um escritor técnico. Para falar de forma simples, encontre um projeto pessoal próximo de seu coração. Dê a si mesmo o projeto que você gostaria que alguém desse para você. Lembre-se, você e somente você controlará seu destino. Acredite, saiba e diga.”
– David Alan Harvey

 

É com esse tapa na cara que inicia-se o segundo capítulo do eBook Use Bons Sapatos – Conselhos de Magnum Fotógrafos, um material caprichado desenvolvido por um dos coletivos fotográficos mais importantes do mundo.

Em 2017, a Magnum Photos completa 70 anos desde sua fundação pelos antológicos Robert Capa, Henri Catier-Bresson, George Rodger e David “Chim” Seymour.

Para celebrarmos a ocasião, o coletivo disponibilizou gratuitamente um imperdível guia de aconselhamento a nós, fotógrafos, tanto aspirantes como avançados.

O livro é recheado de imagens magníficas de grandes nomes da fotografia contemporânea e é dividido em 5 capítulos: Aprender, Visão & Voz, Paixão, Consistência e Risco.

Use bons sapatos

Matt Stuart – New Bond Street. Londres. Inglaterra. 2006. – Imagem © Matt Stuart/Magnum Photos

Eu sei que você provavelmente vem aqui em busca de dicas de captura e edição e talvez não esteja esperando por um ebook. Mas honestamente, não há nenhum tutorial que eu possa fazer hoje que tenha um poder mais transformador do que as dicas dessas mentes brilhantes. Prefiro deixar que Steve McCurryCarl De KeyzerAlec SothHiroji Kubota, entre outros, lhe tragam palavras de sabedoria fotográfica essa semana.

O ebook, que fecha de maneira genial com uma frase de Sohrab Hura (que eu não vou dizer aqui para evitar spoilers), pode ser baixado em: https://www.lensculture.com/articles/magnum-guide

Basta deixar seu e-mail na caixinha e clicar no botão “Get the free guide“.

Depois é só correr pra sua caixa de entrada e aproveitar o conselho dos mestres.

You Might Also Like

Nenhum Comentário

Comente!