Equipamentos, Notícias

What the lens: um jeito lúdico de escolher a sua lente fotográfica ideal

11/09/2017
Como escolher uma lente fotográfica

Foto: Evan Wise

Escolher qual é a objetiva ideal para o seu modo de fotografar pode ser uma tarefa angustiante. Você pode até se deparar com uma 18-300mm f/3.5-5.6 e pensar: “pronto, não preciso de mais nada”.

Versátil como nenhuma outra e disponível em diversas marcas, ela até pode ser uma solução tudo-em-um, porém, se você realmente se importa com desempenho superior de nitidez, velocidade e distorções, debruçar-se diante das inúmeras opções disponíveis pelos fabricantes para tentar encontrar a objetiva ideal para o seu estilo de fotografia será definitivamente uma tarefa obrigatória.

Fazer isso de forma consciente, no entanto, é tarefa somente para os mais experientes. Há uma infinidade de jargões e tecnologias envolvidas, cada uma delas com forte influência no resultado final e no desempenho em campo.

Não é a toa que as perguntas mais comuns feitas por iniciantes para profissionais são: “qual é a melhor câmera?” seguida de “qual é a melhor lente?”.

Se você já é leitor do f/otografia todo dia, sabe que a minha resposta é definitiva: não existe melhor câmera, nem melhor lente, mas sim, melhores opções de câmeras e lentes para VOCÊ de acordo com os SEUS objetivos e anseios na fotografia, além, é claro, do seu estágio de desenvolvimento profissional (ou até mesmo amador) e orçamento.

Para facilitar as coisas pra quem está começando e tornar divertida e lúdica a tarefa de encontrar a objetiva ideal, o site What the Lens propõe uma abordagem diferente.

A ideia é descobrir qual é a sua objetiva dos sonhos baseando-se nas imagens produzidas por outros fotógrafos.

Como escolher uma lente fotográfica com o What the Lens?

Antes de mais nada, você deve indicar qual é a marca de sua câmera no menu dropdown no canto superior esquerdo.

Em seguida você deverá configurar, em um menu no rodapé, que tipo de imagens o What the Lens irá exibir na galeria, para que assim você selecione suas 20 imagens favoritas.

Se você já sabe em qual nicho de fotografia irá se especializar, basta filtrar a galeria para exibir somente imagens de uma de 6 categorias possíveis: paisagens, macro, animais, viagens, pessoas ou cidades.

Caso você goste de fotografar de tudo um pouco, também é possível configurar para que a galeria exiba imagens de todas essas categorias.

what the lens: escolha suas imagens favoritas

Aí é só se divertir escolhendo suas imagens favoritas que o site irá te entregar o resultado no final indicando duas objetivas baseadas nas imagens que você escolheu e nos dados EXIF extraídos dessas imagens. (Se você não sabe o que são dados EXIF, confira esse artigo.)

Com o botão esquerdo do mouse você seleciona suas imagens favoritas e com o botão direito você poderá ampliá-las para ver no detalhe.

Note que no resultado final o What the Lens também indica uma câmera!

What the lens: resultado

É um método nada ortodoxo para se escolher uma objetiva, porém muito divertido, não é mesmo?

Confira em: www.whatthelens.com

Confira também nosso guia para escolher câmeras digitais nesse link.